15/12/2009 - SMCTDES - Governo
Prefeitura de Florianópolis lança novo portal corporativo

foto/divulgação: Mauro Vaz

Lançamento do Portal Corporativo

Mais agilidade e maior oferta de serviços online para a população. Esta é a principal proposta do Novo Portal lançado nesta terça-feira (15) pela Prefeitura de Florianópolis. A idéia é que de forma gradativa a maioria dos procedimentos que hoje necessitam ser feitos de forma presencial possam ser solicitados via internet. “Será um economia de tempo, dinheiro e de recursos naturais”, destacou o secretário municipal de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto De Rolt.

O Novo Portal pretende quebrar paradigmas e dar início a um processo de governo eletrônico. Ele  busca a integração e a interatividade com o cidadão de Florianópolis, trazendo todos para dentro da Prefeitura e levando esta para suas casas. Nele, e de forma simplificada, é possível acessar serviços eletrônicos como: programa de parcelamento incentivado, matrícula online, geoprocessamento dentre outros serviços que tornam todo o processo desburocratizado e descentralizado.

A nova estrutura compartilha dados e amplia conceitos desenvolvidos pelo pró-cidadão, em que todas as secretarias trabalham integradas para melhor atender, informar e comunicar a todos que navegam no portal corporativo.

“O governo eletrônico tem como seu principal objetivo uma sede virtual da prefeitura e o portal vem ao encontro deste processo e da atual administração voltada para o povo, permitindo que a administração pública seja referência para a comunicação e para que Florianópolis se torne a Capital da Inovação”, acrescenta o Secretário Municipal de Governo e Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto De Rolt. O superintendente geral da Fundação Certi, Carlos Alberto Schneider considera o portal um marco para o desenvolvimento da cidade. Para o Vice-Prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes a democratização da informação é o principal caminho para uma gestão transparente, de portas abertas para todos os cidadão.

O endereço do portal corporativo permanece o mesmo, mas o layout e a fácil navegação tornam o portal mais agradável, tornando o sistema corporativo integrado com todas as secretarias municipais e principalmente com os florianopolitanos, fazendo com que a população participe ainda mais da administração pública, demonstrando ao cidadão a gestão Dário Berger transparente e acessível a todos. Nos próximos meses deve entrar em funcionamento as versões em espanhol, francês e inglês.