15/12/2009 - FCFFC - Cultura
Orquestra Escola faz concerto na Avenida Paulo Fontes
Espetáculo marca o encerramento das atividades do ano

foto/divulgação: Divulgação FFC

Maestro Carlos Alberto Vieira promove a iniciação musical de crianças e adolescentes do município

Fechada para priorizar o trânsito dos pedestres que circulam nas imediações do Terminal de Integração do Centro (Ticen), a Avenida Paulo Fontes transforma-se nesta quarta-feira (16/12) em palco para a Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A apresentação musical ao ar livre, às 18h, marca o encerramento das atividades de 2009 e comemora os três anos de sucesso do projeto, que será ampliado para algumas comunidades na Ilha e região continental.

 

O concerto é um presente de Natal à população de Florianópolis, que vai poder apreciar um repertório com músicas natalinas e do folclore local, além de conferir o resultado do trabalho realizado com o grupo ao longo do ano. No evento, serão apresentados também os novos alunos da iniciação musical para 2010, participantes do primeiro núcleo comunitário do projeto Orquestra Escola. São crianças de 5 a 12 anos do Sul da Ilha, que terão aulas no Centro Cultural do Balneário dos Açores, no Pântano do Sul.   

 

Atualmente, as oficinas musicais acontecem apenas no Forte Santa Bárbara, junto à sede administrativa da Fundação Franklin Cascaes, totalizando cerca de 150 alunos. Em 2010, além desse espaço, o projeto também terá núcleos no Balneário dos Açores, Lagoa da Conceição e na região do Estreito. Com isso, mais 70 crianças e adolescentes serão beneficiados.

 

Inclusão social

 

Com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), o projeto Orquestra Escola promove a inclusão social de crianças e jovens estudantes de diversas comunidades, contribuindo para a plena cidadania. Realizado gratuitamente, o projeto da FCFFC abrange o ensino musical através de aulas em grupo, estudos individuais orientados, ensaios de naipe, ensaios gerais, estudos bibliográficos, palestras, apresentações e concertos.

Após dois anos de formação, o estudante está profissionalizado. Os alunos que conseguem atingir uma melhor preparação ingressam na Orquestra Sinfônica Juvenil e, posteriormente, na própria Orquestra Sinfônica de Florianópolis. Outros são aproveitados como monitores das turmas ou professores, podendo também seguir carreira na área musical.

 

Serviço:

 

O quê: Concerto de encerramento de ano do projeto Orquestra Escola

 

Quando: quarta-feira (16/12) – 18h

 

Onde: Avenida Paulo Fontes – em frente ao TICEN

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens