31/08/2012 - SME - Educação
IDEB: Escola Maria Tomázia com nota de 1º mundo
A unidade municipal obteve a nota 6,1 para os anos iniciais. Alunos permanecem na escola em tempo integral.

foto/divulgação: Paula Cunha

Maria Tomázia

Uma nota prevista somente para 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, já foi alcançada pela Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho. E foi obtida nos anos iniciais. O Ministério da Educação conferiu ao estabelecimento a nota 6,1, avaliação que coloca a escola nos patamares de países de primeiro mundo, a exemplo de França e Alemanha. Esta é a mesma unidade que vem tendo repercussão nacional, após a mídia ter tomado conhecimento do “Diário de Classe”, uma página nas redes sociais de uma aluna da escola. Pelo facebook, a adolescente Isadora Faber faz principalmente reinvindicações de algumas melhorias no estabelecimento.

A performance no IDEB, conforme a Secretária de Educação da Capital, Sidneya Gaspar de Oliveira,  prova que a qualidade de ensino da escola é de bom nível. “Mostra que os professores têm um bom desempenho em sala de aula e que são comprometidos com a educação”, complementa. O espaço interno e externo da Maria Tomázia Coelho é amplo, com sala informatizada, biblioteca, laboratório de ciências, auditório e quadra de esportes.

Uma das estratégias para manter o bom desempenho é a permanência de alunos no ambiente escolar em tempo integral. No contraturno, aqueles que têm dificuldades recebem apoio em todas as áreas, como a de Português, Matemática e Ciências e projetos artísticos e culturais. É uma forma para que as crianças e adolescentes possam desenvolver aprendizagens ainda não consolidadas. Neste caso, o estudante que fica os dois períodos na escola tem garantido todas as refeições, destaca a diretora Liziane Diaz Farias.

Alimentação de qualidade

Nos lanches são oferecidos três tipos de pães, incluindo o pão integral, bolacha sem glúten para os celíacos, mingau e salada de fruta. A comida servida varia entre feijão, arroz e macarrão, sempre acompanhados e carne ou frango, peixe e marisco. Além disso, há no mínimo dois tipos de salada e sempre após a refeição há uma fruta como sobremesa: maçã, laranja, mamão e banana.

Fica sempre a critério do aluno controlar a quantidade de comida ou do lanche colocada em seu prato pela cozinheira. Pode haver repetição.

O cardápio deve sempre atender ao programa de alimentação escolar, inclusive no que se refere ao controle do sal, açúcar e óleo, diminuindo o risco da ocorrência de doenças degenerativas e se adequando ao valor energético e nutricional. Pelo trabalho nesta área, a Secretaria de Educação de Florianópolis já ganhou duas vezes o Prêmio Gestor Eficiente de Merenda Escolar.