04/09/2012 - SMS - Saúde
Secretário recebe Farmacêuticos catarinenses
Farmacêuticos foram valorizados nos últimos seis anos pela SMS

foto/divulgação: SMS

Farmapolis acontecerá em novembro

O secretário da Saúde da capital, Clécio Espezim, recebeu a visita da presidenta do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina, Hortência Salett Muller Tierling, da assessora de Política Institucional da entidade, Elaine Huber e da presidenta do SinFar, Fernanda Mazzini. Elas vieram convidar o secretário para participar do 16º Farmapolis, que acontecerá em novembro deste ano.

O secretário destacou que o número de farmacêuticos atuando na Rede Municipal de Saúde da capital passou de apenas sete em 2004 para 35 em 2012. Ele lembrou, ainda, que neste período foi implantada a Farmácia Escola, em parceria com a UFSC, e a Farmácia Popular, em parceria com o Ministério da Saúde. “Além disso, houve uma preocupação em valorizar o profissional desta área”, afirmou o titular da Saúde.

A capital catarinense conta hoje com sete Núcleos de Apoio a Saúde da Família, cada um deles com um profissional da área de Farmácia. Os NASF foram criados em 2008 em todo o país pelo Ministério da Saúde cabendo a cada município a sua implantação. O secretário lembrou que antes de 2006 a dispensação dos chamados medicamentos especiais acontecia em uma única farmácia gerando filas. “Hoje isto pode ser feito em sete unidades distribuídas por toda cidade”, conta ele.

Farmapolis

O Farmapolis surgiu em 1992 num esforço do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (SindFar/SC) para concentrar eventos realizados no estado que dessem conta das mais diferentes especialidades farmacêuticas. De lá para cá, multiplicaram-se os apoios ao evento que hoje se consolida como referência entre os profissionais de Farmácia, atraindo também profissionais de outros países da América Latina, como Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.

A organização conta com o apoio de dezenas de profissionais farmacêuticos integrantes de entidades como centros acadêmicos, cursos de Farmácia, associações, sindicatos e Conselhos Regionais de Farmácia. Desde 2005, a co-realização do CRF-SC garante qualificação e estrutura para o encontro. Para maiores informações sobre o evento acesse o site www.farmapolis.org.br