29/10/2012 - SMO - Obras
Projeto de ciclovia e passeio na Rua Vereador Osni Ortiga ganha licença ambiental da Fatma
Ciclistas e pedestres vão ter mais segurança na Lagoa

foto/divulgação: SMO

Estrada é uma das principais do Distrito

A Secretaria Municipal de Obras de Florianópolis obteve licença ambiental da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) para construção de ciclovia e passeio ao longo da Rua Vereador Osni Ortiga, uma das principais estradas da Lagoa da Conceição. As novas vias vão possibilitar que ciclistas e pedestres circulem com segurança às margens da lagoa contemplando as belezas naturais por cerca de 2,1 km, semelhante ao que acontece hoje nas Avenidas Beira Mar Norte e Continental.  O investimento na revitalização do local está orçado em cerca de R$ 3,5 milhões.

“É um anseio muito grande da comunidade, e extremamente importante para a mobilidade na Lagoa da Conceição e para a segurança dos ciclistas e pedestres que utilizam aquela rodovia, face à alta velocidade desenvolvida pelos veículos”, comentou o Secretário Municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros .

A ciclovia e o passeio de mão e contramão que serão feitos no lado direito da Rua Osni Ortiga no sentido Lagoa da Conceição-Rio Tavares vão ter 2,8 km de extensão. A ciclovia terá 2,50 metros de largura e o passeio dois metros de largura, sendo que as duas vias serão separadas por um canteiro de 0,50 metros de largura. As vias vão iniciar a 630 metros da Avenida das Rendeiras, no ponto em que a Rua Osni Ortiga começa a margear a Lagoa da Conceição, e seguirão até o entroncamento da Rua Laurindo Januário da Silveira no Porto da Lagoa. As pistas das vias serão de blocos de concreto tipo paver.

À espera da licença - O projeto foi feito pela Secretaria Municipal de Obras no ano de 2009 e já aguardava o licenciamento ambiental há mais de um ano. Com a licença em mãos, o Secretário está na dependência da liberação dos R$ 746.437,96 do governo do Estado previstos para a realização das obras para dar andamento aos serviços. Os recursos financeiros foram garantidos através de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Edison Andrino, do Distrito da Lagoa da Conceição. À Prefeitura Municipal, cabe uma contrapartida de R$ 200 mil.

A empreiteira Pavicon ganhou licitação para executar a primeira etapa das obras, relativas ao alargamento, terraplenagem e drenagem do local, dentro de um prazo de 120 dias. A segunda etapa das obras, para a qual será feita uma nova licitação, implica na pavimentação da ciclovia e do passeio; na colocação da sinalização, iluminação, lixeiras e bancos, e na construção de dois deques de contemplação – um deles na altura da conhecida “curva da morte” e o outro em frente à sede da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (Assefaz). A previsão é de que a revitalização seja concluída até o final de 2013.