25/01/2010 - SME - Educação
Rede Municipal de Ensino tem novidade na alimentação
O primeiro teste será realizado nesta terça-feira (26).

Contribuir com a prevenção da obesidade, diabetes e redução do colesterol. Estes são alguns dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação, que vai testar esta semana uma alimentação diferenciada com as crianças. Cinco unidades educativas da Prefeitura de Florianópolis receberão na hora do lanche pão caseiro e bisnaguinha, ambos feitos com farinha de arroz.

A nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da SME, Angélica Magalhães, identificou em sua pesquisa de doutorado, a viabilidade de produzir pães com 30% de farinha de arroz. “O consumo do produto na forma de farinha não é muito conhecido no Brasil, mas Santa Catarina é pioneiro nessa tecnologia, tendo três indústrias que processam e colocam no mercado a farinha de arroz”, destaca Angélica. Estudos mostram que o pão misto, além de saboroso, é mais nutritivo que o puro de trigo, por ser absorvido mais lentamente.

Os pães utilizados nos testes de aceitabilidade serão produzidos por uma indústria de pão de Capital, com a orientação da nutricionista da SME.

O primeiro teste será realizado nesta terça-feira (26), às 8h, na Cidade da Criança, na Agronômica. No período da tarde, as creches Almirante Lucas Boiteux (Centro), Maria Nair da Silva (Rio Tavares) Dona Cota (Abraão) e Mateus de Barros (Novo Horizonte), também receberão os pães produzidos com farinha de arroz. Os testes serão repetidos na quarta-feira (27).

O Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Florianópolis procura orientar a compra de alimentos com a busca de sustentabilidade e estímulo ao consumo de alimentos regionais. A intenção é promover desenvolvimento local através da geração de emprego e renda na região rural. Um exemplo dessas ações é a promoção da maricultura no ano passado, com a inclusão da ostra na alimentação escolar. Agora é a vez do arroz, já que Santa Catarina é o segundo maior produtor do Brasil.