26/01/2010 - SMS - Saúde
SMS já cumpriu mais de 1/3 das metas previstas para os próximos três anos
Documento assinado ano passado tornava oficial o compromisso de atingir 76 metas até o final de 2012.

foto/divulgação: Caê de Castro

Vacinação contra pólio superou a meta do Ministério da Saúde

A Secretaria da Saúde da capital já cumpriu integralmente com 20 das 76 metas pactuadas para os próximos três anos. Em outras 13 o índice ultrapassa os 80 por cento e nas demais supera a casa dos 50 por cento. O Termo de Compromisso de Gestão, assinado em junho de 2009, prevê uma série de objetivos a serem alcançados até dezembro de 2012. Uma cópia do documento, que é público, foi encaminhada à Câmara de Vereadores para que esta pudesse acompanhar seu desenvolvimento.

Entre as metas que atingiram o 100 por cento de resposta estão a vacinação de crianças contra a Poliomielite, Hepatite B, Tetravalente e a BCG. Também chegaram a este índice as vacinas contra a infuenza para idosos maiores de 60 anos. O mesmo percentual foi obtido ainda na redução para menos de 8 mortes para cada 1 mil crianças nascidas vivas na capital, comparável ao de países com alto grau de desenvolvimento.

O compromisso de estruturar, organizar e eliminar as listas de espera por consultas e exames especializados até 2012 já está com 90 por cento respondido. Já a meta de elevar nos próximos três anos o número de Equipes de Saúde da Família para 110 está 85 por cento cumprida. O mesmo índice é observado no item que previa aumentar para cerca de 90 por cento até dezembro deste ano o número de famílias cadastradas.

Já o que previa a informatização completa de todas as unidades de saúde até o final de 2010 já está com mais de 80 por cento de resposta positiva. Dos 16 itens relativos à Vigilância em Saúde, a meta já foi totalmente atingida em 11 deles e em outros quatro ultrapassou os 80 por cento. O secretário de Governo, Carlos de Rolt, destacou os bons resultados obtidos em ofício encaminhado à Secretaria da Saúde. “Um excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por esta pasta em prol da qualidade de vida dos cidadãos de Florianópolis”, enfatiza ele.