26/01/2010 - SME - Educação
Crianças da rede pública aprovam alimentação diferente: pão misto de arroz
Produto combate obesidade, diabetes e colesterol elevado.

foto/divulgação: Ricardo Medeiros

Shauana, Yuri e Arthur. Todos possuem 4 anos.

A Secretaria de Educação de Florianópolis começou a testar um novo alimento com os alunos da colônia de férias. Trata-se da introdução na alimentação escolar do pão caseiro e da bisnaguinha, ambos feitos com farinha de arroz. Além de obter uma alimentação diferenciada, o objetivo é contribuir com a prevenção da obesidade, diabetes e redução do colesterol entre crianças e adolescentes. Se houver uma boa aceitação, a prefeitura abrirá processo de licitação para aquisição dos produtos. No ano passado, a prefeitura já colocou a ostra no cardápio gastronômico dos estudantes.

Nesta terça-feira (26/01) foram feitos testes na Casa da Criança, na Agronômica, bem como nas creches Ingleses, Almirante Lucas Boiteux (Centro), Maria Nair da Silva (Rio Tavares) Dona Cota (Abraão), Mateus de Barros (Novo Horizonte) e Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras). Todos os alunos comeram pão caseiro misto de arroz.

A nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da SME, Angélica Magalhães, acompanhou o teste em dois locais. Ela diz que na Casa da Criança houve 100% de aceitação do alimento pelas 72 crianças e adolescentes, mesmo resultado positivo alcançado pelas 92 crianças da Creche Almirante Lucas Boiteux. Nesta quarta-feira (27) haverá novo teste, desta vez com o pão de bisnaguinha misto de arroz. O Ministério da Educação exige um índice de aceitabilidade de 90% para que determinado produto seja introduzido na alimentação escolar.

A nutricionista Angélica Magalhães identificou em sua pesquisa de doutorado, a viabilidade de produzir pães com 30% de farinha de arroz. “O consumo do produto na forma de farinha não é muito conhecido no Brasil, mas Santa Catarina é pioneiro nessa tecnologia, tendo três indústrias que processam e colocam no mercado a farinha de arroz”, salienta Angélica. Estudos mostram que o pão misto, além de saboroso, é mais nutritivo que o puro de trigo, por ser absorvido mais lentamente.

O Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Florianópolis procura orientar a compra de alimentos com a busca de sustentabilidade e estímulo ao consumo de alimentos regionais. A intenção é promover desenvolvimento local através da geração de emprego e renda na região rural.

Fórum

Sobre a experiência do pão misto de arroz na alimentação escolar da prefeitura, a nutricionista Angélica Magalhães estará falando no próximo dia 28 no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Além disso, vai destacar a introdução na comida dos alunos do biscoito de arroz e macarrão de arroz.