09/02/2010 - SMSP - Segurança
Autoridades internacionais e nacionais em desastres visitam a Defesa Civil de Florianópolis
Foram apresentadas estratégias para a gestão de risco e uma parceria foi firmada para a I Conferência Municipal que acontece no dia 25 de fevereiro

foto/divulgação: Tayana Dacorregio

Defesa Civil e professores especialistas

Com o tema “gestão de risco e a competência da Defesa Civil”, o professor Antônio Pinheiro, ex-diretor da Defesa Civil de Santa Catarina e atual consultor especialista em gestão de risco da empresa americana OFDA-USAID, juntamente com o professor da UDESC e secretário executivo da GCEPED (Grupo Coordenado de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento em Gestão de Riscos para Emergências e Desastres), Aderbal Vicente Lapolli, a reunião foi caracterizada essencial para o órgão da Defesa Civil de Florianópolis.

 

Foram apresentadas estratégias de prevenção, planejamento e ações nos moldes americanos que devem ser inseridos no Brasil, bem como, realizar o trabalho em conjunto da Defesa Civil Municipal com a área acadêmica para apresentação de projetos.

 

Para diminuir o risco, deve-se agir em quatro estágios, na ameaça, que neste caso seria o fenômeno, na vulnerabilidade, que são as condições do ambiente, na melhoria das respostas, e por último na transferência de risco. Para o professor Pinheiro, “uma gestão de risco deve ser equilibrada, ou seja, não focar em fases, mas promove-las em conjunto”.

 

O diretor da Defesa Civil Municipal, Maximo Seleme, também salientou a importância da participação dos órgãos de segurança, bem como dos órgãos públicos para fortalecer o apoio nas estratégias de gestão de risco.

 

Uma parceria foi acordada entre os professores, a UDESC e a Defesa Civil para dar continuidade as conversas e a assessoria. Na ocasião também foi realizado o convite ao Professor Pinheiro para execução de uma palestra no I Conferência Municipal de Defesa Civil que acontece no dia 25 de fevereiro de 2010 em Florianópolis.