A COLETA DE RESÍDUOS DOMICILIARES (INFORMAÇÕES SOBRE SERVIÇO)

Gestão de Resíduos (SMMA)

 descrição

  • AQUI VOCÊ ENTENDE TUDO SOBRE A COLETA DE RESÍDUOS

    Com a meta de desviar do aterro sanitário, até 2030, 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos, Florianópolis quer ser a primeira cidade Lixo Zero do Brasil.

    A Capital, que hoje já é a que mais recicla no país, com o reaproveitamento de mais de 11% do total de resíduos coletados anualmente, conta com a participação do cidadão no acompanhamento e correta utilização das dinâmicas de coleta existentes para seguir no caminho certo.

    Nessa página estão detalhadas as diferentes formas para descartar resíduos na cidade, permitindo que o morador confira as rotas, horários e demais especificidades.  

    COLETA CONVENCIONAL (REJEITOS) 

    CLIQUE AQUI para saber quando a coleta convencional passa no seu bairro 

    CLIQUE AQUI para ver o mapa da coleta convencional

     Orientações:

    A Lei Municipal 113 2003 alterada pela Lei Complementar 705 2021 estabelece que edificações das diferentes espécies de usos e atividades deverão dispor de local específico para apresentação dos resíduos à coleta, com equipamentos móveis, situado junto ao alinhamento do muro frontal, fundo ou lateral. 

    No caso de imóveis com mais de uma testada, em local visível, disposto na parte interna da propriedade, não obstruindo o passeio público ou, quando tratar-se de condomínios residenciais, comerciais e empreendimentos de grande porte, atender instruções normativas da operadora dos serviços de manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana. O local da apresentação dos resíduos à coleta deverá ter fácil acesso aos caminhões coletores.

    Residências unifamiliares devem usar lixeiras junto ao alinhamento do muro ou contentores de 120 litros.

    Residências multifamiliares (condomínios e quitinetes), comércio e serviços devem adquirir contentores plásticos de modelo americano com capacidade de 240 ou 360 litros. Os contentores devem ser apresentados para a coleta junto ao alinhamento do muro.

    Recomendamos a compra de contentores de qualidade, que respeitem as normas ABNT e contenham proteção UV (ultravioleta) para evitar que ressequem com o sol e o calor e quebrem com facilidade.  

    COLETA SELETIVA DE RECICLÁVEIS SECOS 

    CLIQUE AQUI para saber quando a coleta seletiva de recicláveis secos passa no seu bairro

    CLIQUE AQUI para ver o mapa da coleta seletiva de recicláveis secos

     Orientações:

    Separe plásticos, metal e papel e os acondicione em sacos claros ou transparentes. Os materiais devem estar limpos. Amasse e desmonte as embalagens para reduzir o volume. A coleta seletiva de recicláveis secos atende todos os bairros de Florianópolis, exceto servidões com muita dificuldade de acesso e sem condições para manobra do caminhão. A coleta seletiva é feita com caminhões compactadores que aumentam a eficiência e reduzem a pegada ambiental. 

    CLIQUE AQUI para baixar a arte de adesivo de identificação para lixeiras

    CLIQUE AQUI para saber o que separar para a coleta seletiva de recicláveis secos

    SELETIVA SÓ DE VIDRO 

    CLIQUE AQUI para ver o mapa da coleta seletiva flex só de vidro

     Orientações

    Embalagens de vidro devem ser separadas dos demais recicláveis para a seletiva flex de porta em porta nos bairros e roteiros já atendidos ou para serem encaminhados aos pontos de entrega voluntária (PEVs) e Ecopontos.  

    PEVS DE VIDRO

    CLIQUE AQUI para saber onde fica o PEV mais próximo da sua casa

    Florianópolis foi a primeira capital do Sul do Brasil a implantar pontos de entrega voluntária (PEVs) exclusivos para embalagens de vidro. Foram instalados 10 PEVs nos bairros continentais em dezembro de 2014. Hoje a rede abrange mais de 200 pontos em toda cidade. Todo vidro recebido é doado para associações de triadores, para que retornem ao ciclo produtivo.

    SELETIVA FLEX DE ORGÂNICOS 

    CLIQUE AQUI para consultar o mapa da seletiva flex de orgânicos 

    A seletiva flex de orgânicos coleta restos de alimentos com caminhões satélites que exigem contentor modelo europeu na cor marrom, exclusivamente em condomínios do Itacorubi, Córrego Grande e Trindade, no Hospital Governador Celso Ramos e nas creches do Morro do Horácio e da Serrinha.  

    Pelo sistema de bombonas atende Monte Verde (41 pontos), Monte Cristo (17 pontos), Ribeirão da Ilha (14 pontos), Morro do Quilombo (17 pontos), Ratones (30), Mont Serrat (17), Morro do Horário (23 ) e Jurerê Internacional. Os moradores devem separar os restos de alimentos em baldinhos e levar até os pontos de entrega voluntária de orgânicos (PEVs).

    COLETA DE VERDES   

    CLIQUE AQUI para ver calendário da coleta de verdes em 2024

    Em Florianópolis você tem à disposição a coleta seletiva de resíduos verdes de porta em porta. O recolhimento de restos de poda, galhos, folhas e grama é feito 12 vezes ao ano em cada região da cidade. 

    Os resíduos verdes de quintal e jardim processados são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).

    CLIQUE AQUI para saber como separar e preparar os resíduos verdes para a coleta

    COLETA DE VOLUMOSOS

    Para ter acesso ao serviço de remoção de volumosos, o usuário deve entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo WhatsApp (48) 3271 6833, das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento, feito de forma gratuita.  Os moradores também podem fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br. 

    A quantidade a ser disposta para coleta deve ser informada com foto e descrição do tipo de resíduo no momento do agendamento. Será coletado até um metro cúbico por residência, o que equivale ao volume de uma caixa d água de mil litros.

    Na data marcada, o resíduo volumoso deverá ser disposto na calçada. As equipes de coleta não podem acessar propriedade privada para fazer o recolhimento.

    Resíduos volumosos são móveis, eletrodomésticos, restos de construção (pequenas quantidades e ensacados), latas e pneus e madeiras (separar de outros materiais). Podas devem ser destinadas à coleta seletiva de verdes. 

    REDE DE ECOPONTOS

    CLIQUE AQUI para saber onde fica o ecoponto mais próximo e o que pode ser entregue neste equipamento.

    A rede de ecopontos da prefeitura de florianópolis possibilita o desvio do aterro sanitário de mais de 11 mil toneladas de resíduos por ano, impactando diretamente na redução de custos com a destinação destes materiais. 

     

    Os equipamentos atendem mais de 14 mil usuários por mês, por toda a cidade. em expansão, com previsão de ampliação para 13 ecopontos, a rede já abrange os bairros itacorubi, morro das pedras, canasvieiras, capoeiras, rio vermelho, ingleses, monte cristo, coloninha e costeira.

 documentos para download

Roteiros de coleta convencional (rejeitos) por bairros
Roteiros de coleta convencional por bairros e regiões da cidade
Roteiros de coleta Seletiva por bairros e regiões da cidade
Calendário da coleta de verdes em 2024
Reciclável, orgânico ou rejeito? Saiba o que fazer com cada fração
Como separar e dispor resíduos verdes para coleta domiciliar
O que separar para a coleta seletiva da SMMA/PMF
PEVs volantes de volumosos 2022
2022 Coleta seletiva de verdes por bairro de Florianópolis
Associações de triadores para quem são doados recicláveis de Floripa
Roteiros de coleta convencional (rejeitos) por bairros
Roteiros da coleta seletiva (recicláveis) por bairros
Roteiros de coleta Operação Verão Eco 2022 2023
Coleta seletiva de verdes calendário 2023