home >
O que é

Um dos grandes problemas urbanos, comum às cidades de médio e grande porte, é o excesso de veículos nas áreas centrais das cidades, provocando engarrafamentos e poluição ambiental, e conseqüentemente impactando negativamente na qualidade de vida das pessoas.


Existem inúmeras medidas que podem ser utilizadas para reduzir o impacto destes problemas como, por exemplos, restrição da entrada de automóveis nos centros de cidades, criação de áreas de estacionamentos nos arredores dos núcleos urbanos, implantação de sistemas integrados e eficientes de transporte público e priorização dos meios ativos de mobilidade (exemplo, ciclismo e caminhada).

No caso de Florianópolis, além dos investimentos em estacionamentos públicos, o Município vem desenvolvendo um programa que busca dotar a cidade de uma das maiores malhas cicloviárias do país.


Paralelamente também tem investido em políticas afirmativas e incentivadoras ao uso da bicicleta por meio de uma política de mobilidade urbana cicloviária, com estímulo ao uso deste veículo como meio de transporte e implantação de infra-estrutura adequada.


Neste contexto a prefeitura de Florianópolis está buscando, através do Projeto Velocidade, ampliar e melhorar a eficiência de seu sistema de mobilidade por bicicleta propondo que a circulação dentro do distrito central e da região universitária (Trindade, Itacorubi, Santa Mônica e Córrego Grande) seja aprimorada com a implantação de um conjunto de rotas ciclísticas correlacionadas a um sistema de público de bicicletas de aluguel assim como uma rede de bicicletários e paraciclos.


A implantação desse projeto trará maior comodidade e mobilidade à população da cidade de Florianópolis, disponibilizando uma tecnologia que proporcionará melhor qualidade de vida e auxiliará na preservação do meio ambiente.  Ainda com relação à proposta em questão muitos outros benefícios podem ser listados, como por exemplo:

  • Disponibilização de um meio de transporte opcional de acesso as áreas centrais;
  • Redução dos engarrafamentos e melhora da fluidez do tráfego;
  • Redução de impactos ambientais de emissão de poluentes e do uso de papel;
  • Integração de modais de transporte;
  • Uso de novas tecnologias para pagamento de serviços públicos;
  • Aumentar a circulação de pessoas nas áreas centrais, favorecendo o comércio local;
  • Estímulo a prática de exercícios físicos;
  • Integrar Florianópolis a um ambiente de modernidade

galeria de imagens