08/01/2014 - Educação
Selecionados trabalhos a serem levados ao COEB

O Congresso de Educação Básica ocorrerá de 3 a 5 de fevereiro

foto/divulgação: Rafael Rosseti

O congresso é realizado desde 2011

A organização já selecionou os dez trabalhos que irão participar do Congresso de Educação Básica 2014, uma promoção da Secretaria de Educação da capital catarinense. Os projetos são divididos em duas modalidades: Comunicação Oral de Pesquisa e Relato de Experiência. O COEB ocorrerá de 3 a 5 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Selecionada para a modalidade Comunicação Oral de Pesquisa, está Ana Paula Gomes Cuzziol, com o trabalho “Raidaidai... Raidaidai e as múltiplas formas de expressão: uma reflexão acerca das estratégias comunicativas e da capacidade de resolver problemas dos bebês no convívio com outros bebês”.

 

Nivia Barros Escouto defenderá a “Formação do leitor-literário na educação infantil: a interação da palavra da vida cotidiana com a palavra literária”. Ela teve como local de estudo a Creche Municipal Waldemar da Silva Filho, na Trindade.

 

Patrícia Regina Silveira de Sá Brant participará da modalidade com: “O perfil desejado – A invenção da professora de educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis”. As atividades foram realizas na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

 

Outro trabalho escolhido foi o de Caroline Guião Coelho Neubert, que desenvolveu seu projeto na Escola Básica Municipal Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé, com o título: “Cadernos Escolares e Prática Pedagógica”.

 

Relatos

Na modalidade Relatos de Experiências está a professora Regina Lima, que teve como objeto de estudo a Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus. A profissional vai abordar a “Educação Integral da EBIAS: o programa mais educação como transitoriedade e ação indutora”.

 

Outro projeto que foi realizado na EBIAS é o elaborado por Diane Schilieck, Regina Lima, Monica Auga Dias Leite e Ícaro Pereira. Diane apresentará em nome dos colegas o relato do “Blog da Horta Escolar”.

 

“Cultura indígena na sala de aula: uma experiência de currículo integrado” é o título da experiência desenvolvida na Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Alto Ribeirão. Rose Aguiar e Silva, Simone dos Santos, Ricardo Pinho, Elika da Silva, Rita Casales da Silva, Karoliniy Correia, Juciara Carvalho, Santiago Siqueira e Milana Lazzaris são os autores.

 

Anne Marie Tribess Onesti, realizou na Creche Maria Nair da Silva, na Fazenda do Rio Tavares, o projeto “Autores Mirins”.

 

Fabiana Blasius Jeremias, Elaine Alves Laurindo, Flávio Tadeu P. de Oliveira, Eliandra Moraes Pires e Jussara Brigo, representarão a Escola Básica Luiz Cândido da Luz, na Vargem do Bom Jesus. O tema será “O facebook utilizado como ferramenta de interação no ensino da matemática”.

 

O professor Santiago Alves Siqueira, da Escola Básica Batista Pereira, no Alto Ribeirão, integra o COEB com “O urbano e o rural na ilha de Santa Catarina: Relato de uma saída de campo”. O profissional realizou o trabalho em parceria com Milana Cristina Lazzaris, João Ricardo Goulart Eller, Lívia Corrêa Crispim, Maiara Querino, Mariana Maragno Reinheimer e Thiago Henrique.

 

Quatro anos de história

O COEB, Congresso de Educação Básica, é realizado desde 2011 pela Secretaria de Educação de Florianópolis. O objetivo é proporcionar discussões a respeito de políticas públicas que envolvam a educação infantil, fundamental e a educação de jovens, adultos e Idosos (EJA).

Para 2014, estão previstas seis palestras e quatro conferências, com participantes de renome nacional.


arquivos para download

galeria de imagens