03/02/2016 - Educação
Encerramento do COEB 2016 terá palestrante espanhol

Fernando Hernandez discute a necessidade dos jovens criarem conteúdos no meio digital

foto/divulgação: sme

Conferência de encerramento acontecerá às 15h30

O doutor em psicologia Fernando Hernandez, da Universidade de Barcelona, na Espanha, encerrará nessa quarta-feria, três, o último dia de palestras do Congresso de Educação Básica. O tema “A filosofia DIY (faça você mesmo) no Ensino Fundamental e na Universidade: Transitando por tensões e desafios entre estruturas hegemônicas”, será debatido no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, às 15h30.

 

Em seu discurso, Fernando traz ideias diferenciadas sobre o sistema pedagógico. Em busca de mudar o tradicional sistema onde o professor é responsável por transmitir informações e o aluno por receber, Hernandez apresenta a filosofia do “Faça você mesmo”. Esse movimento é responsável por ligar as artes, o artesanato, as novas tecnologias como forma de chamar a atenção dos jovens para que criem e disseminem conteúdos no meio digital. Também será discutido as mudanças necessárias para que as unidades educativas favoreçam a implementação dessa filosofia no espaço acadêmico.

 

Fernando dirige o programa de doutorado em Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, onde também é professor titular do departamento de desenho. Também coordena o curso de mestrado em Estudos sobre Cultura Visual. Hernandez é um dos mais importantes teóricos da educação e tem os seguintes livros publicados:

 

A organização do currículo por projetos de trabalho; Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho; Cultura Visual: mudança educativa e projeto de trabalho e A formação do professor e o ensino de artes visuais.

 


arquivos para download

galeria de imagens