04/02/2020 - Educação
No segundo dia, COEB traz assuntos variados sobre a educação pública

Confira a programação do evento

foto/divulgação: Caio Graça

Registro do 1º dia do evento

O Congresso de Educação Básica da Prefeitura de Florianópolis encerra nesta quarta-feira (5). E no seu último dia contará com uma programação extensa e cheia de conteúdos importantes sobre a educação pública.

 

O COEB 2020 está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua nona edição, tem como tema “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”.

 

O dia começará com uma mesa-redonda, às 8h, no auditório Garapuvu. As palestrantes Gilka Girardello, professora doutora na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e Dênia Falcão, professora doutora e diretora da Inova Práticas Educacionais (IPE), debaterão o tema “Cultura digital, arte e comunicação na educação básica”.

 

Relatos de experiência

No mesmo local, das 10h30 às 12h, três relatos de experiência serão apresentados. A docente Stefany Julia Pazin Dias trará a prática “Pensando educação infantil como espaço de criação de vínculos e memórias para infância”. Já as educadoras Deise Muller e Fabíola dal Bianco Barbas compartilharão a temática “A transição da educação infantil do grupo G6 para o 1º ano do ensino fundamental”.

 

Para encerrar, Maria Isabel Ramos Alves e Monique Ouriques Maia, professoras da rede municipal de ensino de Florianópolis, apresentarão a terceira prática que aborda a pesquisa “Ressignificando a prática pedagógica do 1º ano com o olhar atento na transição da educação infantil”. 

 

A programação continua em outras salas do Centro de eventos. No espaço Goiabeira + Laranjeira a docente Bárbara Luiza Ludvig Rodrigues também integrará os relatos de experiência com o tema “A docência compartilhada como base para o planejamento das ações e relações educativo-pedagógicas”.

 

Já o professor Éder Sumariva Rodrigues compartilhará o projeto “Teatro Lambe-Lambe: uma proposta pedagógica aplicável ao ensino do teatro da concepção a apresentação teatral da tradição a contemporaneidade”.

 

A terceira prática contará com a apresentação dos professores de educação física Charles Caubi Brandão e Cláudia com o tema “Territórios Brincantes: uma organização metodológica de trabalho coletivo”.

 

Mais três práticas serão socializadas na sala Pitangueira + Aroeira abordando a temática política e gestão. O primeiro será das professoras ernanda Biazin Esteves Petrucio e Márcia Bressan Carminati com a proposta do “Sábado Cultural com entrega de boletins: construindo novas estratégias de aproximação da comunidade escolar”.

 

A segunda prática, da docente Carla Peres Souza trará o tema “Vivências na Educação Matemática em um projeto de Educação Integral nos Anos Finais do Ensino Fundamental”. Já a supervisora escolar Nataliê Andiara Be Cardoso falará sobre a proposta “Os encontros de Grêmios Estudantis das Escolas Municipais de Florianópolis: Processo de Formação Continuada exercício de Cidadania”.

 

Comunicação oral de pesquisa

 

Das 13h30 às 15h, novamente no auditório Garapuvu, serão apresentados três relatos de comunicação oral de pesquisa. O primeiro “Práticas de letramento na educação infantil: elementos para pensar a formação da atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas” da auxiliar de sala Jaqueline Maria Coelho Maciel.

 

O segundo relato da doutoranda Zoleima Pompeo Rodrigues, “A inserção na relação educativo-pedagógica na Educação Infantil”. Já a professora Lurdete Castelan Novick relatará sobre “O Ensino Fundamental de nove anos e a passagem do ofício de crianças para o ofício de aluno”.

 

Em outras salas do Centro de Eventos também serão apresentados relatos de Comunicação Oral de Pesquisa. Na sala Goiabeira + Laranjeira a docente Cíntia Cardoso será a responsável pelo tema “Branquitude na Educação Infantil: Um estudo sobre Educação Étnico-Racial em uma unidade educativa no município de Florianópolis”.

 

A professora de Ciências Elaine Cristina Pamplona Seifert também compartilhará a sua pesquisa intitulada “Experiências educacionais inclusivas compartilhadas com o público do COEB.

 

Já a educadora Elisangela Melnik Trombetta socializará o projeto “O saber discente e a relação com a escola numa atmosfera permeada de dificuldades, impasses e situações de ‘fracasso escolar’”.

 

Ao mesmo tempo no espaço Pitangueira + Aroeira, a doutoranda em Artes Visuais Jaymini Pravinchandra Shah compartilhará o projeto “O ato criador como práxis arte/educativa na formação de professores de Artes Visuais”. Karine Joulie Martins, graduada em cinema, trará a prática “Oficinas de cinema: olhares e participação de crianças e jovens na escola”. 

 

A última apresentadora, a assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Florianópolis, Daniela Guse Weber, abordará o “Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: Contribuições à prática pedagógica que ensinam matemática nas classes de alfabetização”.

 

Encerramento 

Para finalizar o evento, o conferencista Cesar Aparecido Nunes, da Universidade Estadual de Capinas (SP), debaterá o tema “Os sujeitos e o direito de aprender: tramas da educação básica”. O professor doutor apontará questões como os desafios de acolher e de ensinar diferentes gerações em unidades educativas de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA. Cesar também abordou as possibilidades de construir uma educação ou escola e sociedade efetivamente inclusivas, democráticas e justas.

 

Às 16h30 ocorrerá a solenidade de encerramento no auditório Garapuvu.

 


arquivos para download

galeria de imagens