15/10/2013 - Educação
Escolas municipais participam da 14ª Fenaostra

Além da visita à festa, alunos irão expor redações e desenhos sobre a cultura e o cultivo de ostra.

foto/divulgação: Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro

Alunos da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro.

Para conhecer um dos mais saudáveis alimentos do reino animal, a ostra, alunos da rede municipal irão visitar a Fenaostra. Os estudantes são da Escola Desdobrada Costa de Dentro e da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro. O passeio ao Centrosul ocorrerá nas tardes desta quinta (17) e sexta-feira (18). Pelo valor nutritivo, o fruto do mar já fez parte da alimentação dos estabelecimentos de ensino da Prefeitura.

A festa, realizada de 16 a 20 de outubro, tem como objetivo divulgar o cultivo do molusco em Florianópolis, mostrando que a ostra produzida em Santa Catarina é referência em todo o país e domina 95% do mercado brasileiro.

A Secretaria Municipal de Educação estará participando do evento com exposição das redações produzidas por alunos dos anos finais do ensino fundamental.  Já os anos iniciais exibirão desenhos e criações artísticas elaboradas coletivamente entre estudantes e professores.

O Projeto Escola do Mar atua no tripé educação ambiental, marinha e costeira. Em um estande, a iniciativa da SME estará sendo apresentada ao público. Além disso, no mesmo espaço, a população poderá obter detalhes a respeito do Horta Escolar, um programa que atende 6 mil alunos em 82 unidades educacionais.

 

Benefícios do molusco


Ao contrário de outras espécies de animais terrestres e marinhos criados em cativeiro, a ostra é considerada um alimento altamente orgânico. Isso porque durante o seu desenvolvimento não é necessária a utilização de agrotóxicos, rações, vacinas ou outros medicamentos. O molusco retira da água do mar todos os nutrientes que precisa para sobreviver, chegando a filtrar uma média de 10 litros por hora.

 

A ostra é rica em carboidratos, vitaminas, ferro, fósforo, cálcio, iodo e ômega 3, um ácido graxo que auxilia no funcionamento do cérebro e da retina, além de ter papel fundamental na manutenção da pressão sanguínea e na coagulação. Também é eficiente contra a anemia, e como composto nutricional para pacientes com tuberculose ou osteoporose. Quando ingerida regularmente, contribui ainda para a saúde cardiovascular, prevenindo doenças do coração e o Mal de Alzheimer. O molusco é uma importante fonte de selênio e, em especial, de zinco.

 

Detalhes da visita dos alunos à Fenaostra

 

 

  • Visita do dia 17/10-quinta-feira

 


Escola Desdobrada Costa de Dentro  

 

Crianças: 35

Saída  da escola: 13h

Retorno: 16h



  • Visita do dia 18/10-sexta-feira

 

Escola Básica João Gonçalves Pinheiro

Crianças: 35

Saída  da escola: 13h15

Retorno: 16h15


arquivos para download

galeria de imagens