22/10/2013 - Eventos
Além das expectativas, Fenaostra recebe 35 mil

Sucesso da festa garante sua realização no ano que vem

foto/divulgação: Petra Mafalda

14ª Fenaostra lota pavilhão gastronômico

Expectativa superada. No balanço oficial da 14ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana – Fenaostra, em Florianópolis, 35 mil visitantes, em apenas cinco dias de festa, consumiram mais de 33 mil dúzias de ostras. E o Caminhão do Peixe, estacionado ao lado do recinto da festa, vendeu quase 12.500 dúzias do molusco.


O Seminário Técnico, com palestras e cursos para profissionais do setor, também registrou recorde, com 600 participantes. “O sucesso desta Fenaostra marca a importância da realização da festa. Precisamos valorizar e colocar em destaque a nossa cultura e a atividade do maricultor. O evento já está confirmado para 2014”, garantiu o prefeito César Souza Junior. A 15ª edição acontece entre os dias 8 e 12 de outubro.

 

Com o palco central e 1.800 lugares sentados, devido ao grande público, no próximo ano a Prefeitura planeja aumentar essa capacidade. “Já estamos trabalhando para que a próxima edição seja ainda melhor e supere todos os resultados”, afirmou o coordenador de eventos da Secretaria de Turismo, Lucas Figueiró.

 

A festa, realizada entre 16 e 20 de outubro, além da gastronomia típica oferecida por restaurantes e associações de maricultores, teve uma programação estritamente manezinha: shows com bandas locais, apresentações culturais, artesanato, oficinas de arte e gastronomia, conta contos com histórias de Franklin Cascaes e espaço para crianças e adultos com a brincadeira de madeira. “O objetivo foi alcançado, trouxemos de volta as famílias e colocamos em destaque nossa cultura”, avaliou o prefeito.

 

Fenaostra


Considerada a única promoção do gênero no país, a Fenaostra surgiu há 15 anos com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. O festival é um verdadeiro resgate da gastronomia e cultura açoriana da Ilha de Santa Catarina e tornou-se um atrativo para brasileiros e estrangeiros, movimentando o setor turístico. “É uma festa que além de celebrar e apresentar a cultura local, valoriza, fomenta e coloca nossa gastronomia como referência nacional”, destaca a secretária adjunta de Turismo, Luciane Camilotti.


arquivos para download

galeria de imagens