10/08/2015 - Eventos
16ª Fenaostra será lançada nesta quinta-feira

Concurso para eleger rainha e princesas da festa ocorre no mesmo dia

foto/divulgação: Ana Carolina/PMF

Na última edição 35 mil pessoas circularam pela Fenaostra

A Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), que acontece de 16 a 20 de setembro, será lançada na próxima quinta-feira (13), às 17 horas. No mesmo dia, serão escolhidas a rainha e as princesas da festa, que está em sua 16ª edição. A disputa contará com 15 candidatas. Na festa de lançamento, serão apresentadas as novidades deste ano da Fanaostra.

 

Mais de 35 mil pessoas passaram pela festa em 2014. Ao todo, foram consumidas 13 mil dúzias de ostras durante os cinco dias de evento. Outros pratos e produtos típicos da cultura açoriana também foram comercializados durante a Fenaostra.

 

Atrações artísticas e culturais entreteram o público na última edição, como o boi de mamão, a bernunça, a maricota, que representa as rendeiras, grupos de teatro e stand up comedy, assim como as apresentações de bandas locais e as oficinas gastronômicas e outras destinadas às crianças.

 

“A Fenaostra divulga a nossa gastronomia, difundindo principalmente o consumo de frutos do mar, com ênfase à ostra, que dá nome à festa. O evento é uma oportunidade também para que os moradores de Florianópolis e os visitantes interajam com os costumes e valores da cultura açoriana, característica da região”, destacou a secretária de Turismo, Zena Becker, convidando a todos para participar do evento em setembro.

 

Fenaostra

 

Considerada a única promoção do gênero no país, a Fenaostra existe há 17 anos, com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano, fator que confere à cidade o título de Capital Nacional da Ostra.

 

O QUÊ: Lançamento da 16ª Fenaostra

QUANDO: 13 de agosto, quinta-feira.

LOCAL: Museu da Escola Catarinense, Rua Saldanha Marinho,  nº 196.

HORÁRIO: 17h


arquivos para download

galeria de imagens