20/09/2015 - Eventos
Sai premiação do concurso gastronômico

Vencedores vão para Hondarribia, Espanha, em março de 2016

foto/divulgação: Mariana Eli

Premiação do concurso gastronômico foi entregue neste domingo

O Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, realizado pelo grupo gestor do título de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, concedido a Florianópolis em 2014, teve a premiação dos vencedores das categorias profissional e acadêmico entregues neste domingo, durante o último dia da Fenaostra. O trabalho foi coordenado pela Associação FloripAmanhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e outras entidades.

 

As duas etapas do concurso foram realizadas nos dias 18 e 19 de setembro, na Unisul e Estácio, respectivamente. O objetivo da competição entre os estudantes e os profissionais da área gastronômica foi o de estimular novas formas de preparo, tendo a ostra como o seu principal ingrediente.

 

Leonardo Cabral Costa, dono do Freguesia Oyster Bar e Restaurante, estabelecimento vencedor da categoria profissional, estava emocionado: “É importante neste momento da Fenaostra ser contemplado por mais uma etapa do nosso trabalho, muito satisfatório. Nós concorremos com uma entrada de ceviche de ostras, tendo como prato principal uma cama de abobrinha com ostras ao alho e óleo e legumes grelhados. Esta receita fizemos especificamente para o concurso”, informou.

 

Os troféus e certificados entregues no momento da premiação tiveram seu design elaborado pelo Ceart/Udesc e o Sesc os confeccionou. Já a Estácio e a Unisul recepcionaram os concorrentes e disponibilizaram a estrutura para a realização do concurso.

 

Entre os jurados, estavam o chefe João Lombardo, da Pão Italiano, Sônia Jendiroba, do Espaço Pergolê, Fábio Coelho, do Bistrô da Câmpora, Jaime Barcelos, do Ostradamus, Fábio Queiroz, da Abrasel-SC, Arnaldo Toro, do Senac, Elizabeth Diamantoupoulos, da Estácio, Tyelle Wiggers, da Unisul, e Silvana Graudenz Muller, do IFSC.

 

Ángel Morua Achiaga, de Hondarríbia, país basco, também participou como jurado do concurso e será o anfitrião que receberá os primeiros colocados da premiação, em março de 2016, na Espanha. A premiação consiste em bilhete aéreo, hospedagem e a alimentação deles durante o “IV Foro Hondarribia de los Patrimonios”, evento de que terão a oportunidade de participar.

 

“Foi prazeroso ter participado deste evento, em que estamos presentes desde a primeira edição. É importante mantermos esta questão cultural. Teve um incentivo dos próprios concorrentes, que queriam isso, poder participar de um concurso, tudo correu muito bem. Não importam somente as posições de primeiro, segundo, terceiro, mas enriquecer ainda mais a gastronomia de Florianópolis e despertar o interesse de outros profissionais, disponibilizando novos pratos com os produtos da nossa região, como a ostra”, destacou um dos coordenadores do Concurso, o professor Guilherme Buchmann.

 

Premiação categoria Acadêmico:


Primeiro lugar: ALEXSANDRA SANTOS ALVES MACHADO

Instituição: INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC – CONTINENTE

Seu auxiliar: NEWTON KRAMER DOS SANTOS NETO

Seu professor orientador: GUSTAVO ADOLFO MARESCH

Nome do Prato: FRUTOS DA TERRA

 

Segundo lugar: CAIO MORENO PIMENTEL ESPÍNDOLA

Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DE SANTA CATARINA – SENAC

Seu auxiliar: DAVI FELIPE ROSS CAVALCANTE

Seu professor orientador: ARNALDO DA CONCEIÇÃO TORO

Nome do Prato: OSTRAS CROCANTES COM MAIONESE DE ABACATE, DADINHOS DE MELANCIA E SALADA BABY LEAF

 

Terceiro Lugar: JOÃO VINÍCIUS RUY DE OLIVEIRA

Instituição: FACULDADE ESTÁCIO DE FLORIANÓPOLIS

Seu auxiliar: JOÃO CARLOS CORREA

Seu professor orientador: VILMAR TURNES

Nome do Prato: OSTRAS CONFITADAS EM LEITO DE TUBÉRCULOS E CHOCOLATE 


Categoria Profissional:


Primeiro Lugar: SERGIO ANDRES GALVIS OLAYA

Restaurante: FREGUESIA OYSTER BAR E RESTAURANTE
Seu auxiliar: DRIELE JAROSESKI
Nome do Prato: VOLCAM DE OSTRAS COM LEGUMES GRELHADOS

 

Segundo lugar:  CLAUDETE MARIA FISCHER

Restaurante: CANTINA DA FREGUESIA
Seu auxiliar: CRISTIANE ALVES FRIGO
Nome do Prato: TALHARIM AO MOLHO DE LIMÃO E OSTRAS

 

Terceiro Lugar: 

MARCOS VINICIUS RANGEL DOS PASSOS
Restaurante: CASA MÃE JOANA
Seu auxiliar: EDUARDO BATISTA DOS SANTOS
Nome do Prato: ESCONDIDINHO DE OSTRAS COM ALGAS


arquivos para download

galeria de imagens