home >
Quem deve Acessar

A FIAC deve ser utilizada pelos Escritórios Contábeis e Profissionais da Classe Contábil que estejam devidamente regularizados no CRC-SC (Registro Primário ou Secundario¹) ou os Prepostos Contabilistas² e Prepostos Não Contabilistas com seus respectivos Instrumentos de Mandato (vide Modelos Abaixo) entregues no Cadastro Mobiliário na Secretaria da Fazenda.

Todo o Acesso realizado na FIAC deverá ser por meio de Certificação Digital (E-CPF ou E-CNPJ) conforme padrão ICP-Brasil (Clique Aqui e Saiba Mais).

 

¹ O Registro Secundário refere-se aos profissionais domiciliados em outro estado que querem representar Contribuintes domiciliados em Santa Catarina.

² Referente ao Proposto Contabilista o mesmo deverá estar com seu cadastro regularizado no CRC-SC;

 

Onde adquirir um Certificado Digital e qual Modelo?

Caso nao tenho um certificado digital ou ainda se o mesmo estiver vencido você poderá adquirir qualquer modelo desde que utilize o padrão ICP-Brasil (Clique Aqui e Saiba Mais).

 

Tenho um E-CPF como devo Acessar?

Para Acessar a FIAC como Pessoa Física o Profissional de Classe Contábil (registrado no CRC) deverá ser o Responsável Técnico de um determinado Escritório Contábil ou qualquer Profissional de Classe Contábil que o mesmo forneça poderes (via procuração Eletrônica na FIAC).

 

Nos casos de Preposto Contabilista e Preposto Não Contabilista é necessário o Preenchimento, Registro de Firma e Envio ao Cadastro Mobiliario da Secretaria da Fazenda do Instrumento de Mandato (Clique Aqui e saiba mais). Apenas após o recebimento deste documento e sua respectiva inclusão no sistema que o Preposto poderá acessar o sistema.

 

Tenho um E-CNPJ como devo Acessar?

Para Acessar a FIAC como Pessoa Jurídica o Escritório Contábil deverá estar registrado no CRC ou quando for o Contribuinte o mesmo deverá estar domiciliado em nosso Município¹.

 

¹ Nos casos de Matriz e Filiais em cidades diferentes, apenas a Pessoa Juridica domiciliada em Florianopolis terá acesso a FIAC.