16/08/2011 - Economia
Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica é lançada em Florianópolis

Além de simplificar as rotinas e agregar mais segurança, a nota eletrônica permite a redução dos custos para a impressão e armazenamento de papel

foto/divulgação:

Lançamento da NFPS-e

Na noite de segunda-feira, dia 15 de agosto, a Prefeitura de Florianópolis lançou, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), a Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica (NFPS-e), documento eletrônico que permitirá a substituição das notas fiscais em papel. A adesão pela nota eletrônica será opcional e deve ser solicitada pelos contadores por meio da Ficha de Inscrição e Atualização Cadastral (FIAC), disponível no sistema de declaração eletrônica do ISS (SEFINNET). O formulário para solicitar a adesão estará disponível a partir do dia 19 de agosto.

As solicitações passam por avaliações técnicas internas antes do deferimento para a utilização do sistema. Após o deferimento, os contribuintes recebem as informações para acessar o sistema e efetuar testes de utilização e integração, antes da substituição da nota em papel pela eletrônica. Além de simplificar as rotinas e agregar mais segurança, a nota eletrônica traz como um dos principais benefícios a redução dos custos para a impressão e armazenamento das notas em papel. Outro importante benefício é a agilidade, pois o sistema armazena os dados relativos ao tomador do serviço e efetua os cálculos necessários à determinação do ISS.

A Nota Fiscal de Prestação de Serviços Eletrônica é mais uma ação de modernização da Prefeitura de Florianópolis. No evento de lançamento dessa nova ferramenta, o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt, apresentou os principais projetos desenvolvidos pelo município para a modernização administrativa. “Nos últimos anos, Florianópolis está promovendo uma verdadeira transformação em sua administração, com foco na modernização administrativa, que representa a integração de um novo modelo de gestão aliado ao governo eletrônico com o objetivo de ampliar e melhorar o relacionamento entre a Prefeitura e os cidadãos”, afirmou De Rolt.

A importância da modernização para tornar o relacionamento da Prefeitura com os cidadãos mais transparente foi destacada pelo Prefeito Dário Berger. “O investimento na modernização administrativa é uma responsabilidade da administração para garantir que o município se estruture para permitir a continuidade dos projetos, independentemente de determinada gestão, oferecendo ao cidadão maior transparência e controle sobre as ações administrativas”, disse o Prefeito.

Para o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, a nota eletrônica também deve ser destaca pela redução do impacto ambiental. “Além da melhor qualidade nas informações, a NFPS-e terá um impacto positivo no meio ambiente, por conta da economia de toneladas de papel, que antes eram gastas na impressão das notas fiscais tradicionais”, enfatizou o presidente do CRCSC.

O deputado federal, Gean Loureiro, ressaltou a importância da parceria da administração municipal com o CRCSC para a implantação desse novo sistema. “A nota eletrônica era aguardada com grande expectativa pelos contabilistas e pelas empresas. Graças à parceria entre a Prefeitura e a classe contábil, avançou-se, com cautela e responsabilidade, mais esse importante passo para a modernização administrativa”, avaliou o deputado.

Treinamentos
A prefeitura realizará no CRCSC três treinamento dirigidos aos profissionais da contabilidade. As duas primeiras turmas, dias 17 e 22, já estão com suas vagas esgotadas. Ainda podem ser feitas inscrições para a terceira turma, marcada para o dia 30 de agosto, das 14 às 18 horas. Os interessados podem se inscrever no site do CRCSC.


arquivos para download

galeria de imagens