27/02/2012 - Tecnologia
Florianópolis supera mil notas fiscais eletrônicas de prestação de serviço emitidas

Lançado em agosto do ano passado, sistema está sendo utilizado por 64 empresas do município

foto/divulgação: Divulgação

O Sistema de Geração e Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas da Prefeitura de Florianópolis, implantado em agosto de 2011, ultrapassou a marca de mil notas fiscais emitidas. Até o dia 27 de fevereiro, foram geradas 1.425 notas fiscais válidas. O valor total de notas válidas soma R$ 10,9 milhões.

Atualmente, o sistema está sendo utilizado por 64 prestadores de serviço. Outras 336 empresas já estão testando o sistema em caráter de homologação. Os prestadores de serviço que utilizam o sistema são de diferentes portes e área de atuação. A adesão à nota eletrônica não é obrigtatória, pois a Prefeitura optou pela implantação gradual e progressiva, permitindo que o contribuinte e o seu contador possam optar por este sistema conforme oportuno em seu plano de trabalho.

Para gerar notas eletrônicas, os prestadores de serviço precisam, por meio de seu contabilista, solicitar a adesão à emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos. Após o deferimento da solicitação, o contribuinte recebe login e senha para utilizar, por 60 dias, o sistema em caráter de homologação. Encerrado o período de testes, o contribuinte opta pela adesão em definitivo ao uso da nota eletrônica.

Além de simplificar as rotinas e agregar mais segurança, a nota eletrônica traz como um dos principais benefícios a redução dos custos para a impressão e armazenamento das notas em papel. Outro importante benefício é a agilidade, pois o sistema armazena os dados relativos ao tomador do serviço e efetua os cálculos necessários à determinação do ISS.

 

As estatísticas da Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica podem ser acompanhadas em tempo real no hot site da NFPS-e.


arquivos para download

galeria de imagens