01/03/2017 - Saúde
Saúde terá 145 residentes atuando na rede pública da Capital

Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional de Saúde da Família qualifica a rede pública da Capital 

foto/divulgação: SMS

Residentes atuam nos centros de saúde e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família

A partir da próxima segunda-feira (06), 145 novos residentes de Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional e Saúde da Família começam a atuar no SUS da Capital. O programa, oferecido pela Escola de Saúde Pública da Prefeitura de Florianópolis, tem relação direta com a qualificação do atendimento ao usuário dos centros de saúde do município, tanto pelos alunos como seus preceptores e médicos contratados, egressos da residência.

 

Estudo feito pela área de Atenção Primária mostra que os médicos egressos dos programas de residência têm produtividade cerca de 30% maior em relação aos demais profissionais, além de mais resolubilidade nos atendimentos, encaminhando menos pacientes para outros níveis de atenção.

 

Para este ano, a Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria de Saúde teve 189 inscritos – a maior relação de candidatos por vaga no País para esta especialidade.

 

A primeira turma da Residência Multiprofissional forma, nesta semana, três profissionais de Educação Física, 13 de enfermagem, dois farmacêuticos, quatro fisioterapeutas, quatro nutricionistas, seis odontologistas e dois assistentes sociais, além de 11 médicos de família.

 

Entre os novos residentes, são 20 médicos, três para Educação Física, 19 para Enfermagem, dois para Farmácia, cinco para Fisioterapia, três para Nutrição, nove para Odontologia e três para Serviço Social.


arquivos para download

galeria de imagens