08/10/2013 - Social
Associação de Surdos procura nova sede
Sede atual, reformada, passaria a ser ocupada por associação de moradores de Carianos

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Reunião do prefeito com grupos de surdos e moradores

Uma nova sede recreativa para a Associação de Surdos da Grande Florianópolis; cessão da sede atual – revitalizada – para a Associação de Moradores do Loteamento Santa Rita de Cássia, no bairro Carianos; adaptação de alguns cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para deficientes auditivos; disponibilização de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para acompanhar as atividades da Associação de Surdos.

Estes foram alguns dos encaminhamentos que resultaram da reunião mantida na tarde desta terça-feira (8) entre o prefeito Cesar Souza Júnior e representantes das duas associações, com a presença também dos secretários de Assistência Social, Alessandro Abreu, e Educação, Rodolfo Pinto da Luz.

A Associação de Surdos terá até o final do ano para encontrar uma nova sede, contando com aporte maior por parte da Secretaria de Assistência Social para custear a locação. Quanto à sede antiga – na rua Manoel Soares de Azevedo Maia, dentro do loteamento Santa Rita de Cássia – deverá passar por reforma e poderá ser destinada à associação de moradores, caso eles assim o decidam, em assembleia. A reforma da sede incluiria a revitalização de uma área de lazer ao lado da construção, reivindicação que os moradores trouxeram ao prefeito.

Cesar Souza Júnior indicou que a Associação de Surdos escolha até o final do ano alguns cursos do Pronatec que interessem a seus associados, para que, em 2014, os cursos escolhidos sejam adaptados para a linguagem de sinais. Paralelamente, atendendo a pedido da Associação, o secretário Rodolfo Pinto da Luz ficou de estudar a viabilidade de destinar professor especializado em Libras para acompanhar as atividades culturais da entidade.

Ao final da reunião, o prefeito disse que, em 2014, todas as solenidades públicas que contarem com mais de cem pessoas – bem como todas as edições do projeto Prefeitura no Bairro – terão a presença de um intérprete de Libras.