09/10/2013 - Segurança
Prefeitura reforma prédio e economiza R$ 94 mil
Criação de setor e parcerias com a iniciativa privada reduzem custos de obras

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Reforma custaria R$ 100 mil; saiu por R$ 6 mil

A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão buscou alternativas para “driblar” a escassez de orçamento público e viabilizar serviços de manutenção da sede da Guarda Municipal.

Desta forma, foi realizada uma série de benfeitorias no prédio histórico que já serviu como Portal Turístico de Florianópolis, próximo à cabeceira continental da Ponte Pedro Ivo Campos, ao custo de apenas R$ 6 mil.

“Sem isso, não teria como fazer. Seria inviável”, afirmou o Secretário Raffael de Bona, uma vez que a previsão inicial apontava um gasto de cerca de R$ 100 mil.

A significativa redução dos custos das obras foi possível graças a duas ações: a criação de um setor responsável por serviços de manutenção permanente, formado por servidores da própria Guarda Municipal com experiência na área, e a busca de parcerias junto à iniciativa privada. Assim, a sede da corporação recebeu pintura interna e externa e ganhou armários para uso de seu contingente, além de recolocação de grama e desentupimento dos banheiros, sem despesas com mão de obra.

“A ideia foi resgatar a estrutura da instituição, além de zelar pelo patrimônio público e propiciar aos servidores da Guarda Municipal um ambiente de trabalho agradável e limpo. E a maneira que encontramos para viabilizá-la foi uma forma de gestão”, comentou De Bona, adiantando que, no momento, procuram parceiros interessados em contribuir com a troca do mobiliário.