20/10/2013 - Comunicação
Financiamento do BID: reuniões vão até o fim da semana
Contrato com BID “é o mais importante da história de Florianópolis”, diz prefeito

O secretário municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, e o procurador-geral do Município, Júlio César Marcellino Júnior - que responde interinamente pela Secretaria Municipal de Fazenda -  estarão em Brasília até o final desta semana, para acertar com a Secretaria Nacional de Assuntos Internacionais, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, os últimos detalhes do financiamento de US$ 59 milhões com o Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID) para investimentos na construção de escolas e creches, na capacitação de professores e na modernização das unidades de ensino.]

Os representantes da Prefeitura de Florianópolis estão mantendo reuniões com o coordenador de Projetos de Infraestrutura da Secretaria Nacional, Marcelo de Paula. Esta é a última etapa antes de o financiamento ser levado à aprovação pelo Senado, o que a Prefeitura espera que ocorra até dezembro.

O primeiro financiamento internacional para educação em todo o Brasil prevê contrapartida idêntica da Prefeitura, ou seja, mais U$ 59 milhões, perfazendo portanto um total de R$ 260 milhões.

O dinheiro será integralmente utilizado na construção de 25 novos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI), dois grandes centros de educação integral (no Norte e Sul da Ilha), modernização das salas de aula e também capacitação de professores e educadores.

Financiamento estava parado
havia mais de um ano

O processo do financiamento estava parado havia um ano por causa de sete restrições de crédito da Prefeitura – dívidas, problemas em prestações de contas, entre outras pendências de vários órgãos da administração. Depois de muito trabalho, a administração conseguiu superar todos os obstáculos e retomou o processo, que deve ter um desfecho ainda em 2013.

Na avaliação da Prefeitura, a licitação para construção do primeiro lote de 10 Centros de Desenvolvimento Infantil deve ser lançada ainda no primeiro semestre do ano que vem.

“Enquanto muitas prefeituras buscam financiamentos para obras e asfalto, a nossa administração trabalha em prol da formação das crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito Cesar Souza Júnior, que considera o financiamento “o mais importante da história de Florianópolis”.