22/10/2013 - Comunicação
Central de Oportunidades em frente à Catedral nesta quarta
Evento deste mês vai apoiar o Movimento Outubro Rosa

A quinta edição da Central de Oportunidades, a ser realizada nesta quarta-feira (23) em frente à Catedral Metropolitana, apoiará o Movimento Outubro Rosa, de âmbito mundial, que busca dar visibilidade à luta contra o câncer de mama.

Neste sentido, o evento, realizado pela prefeitura, através do Instituto de Geração de Oportunidades (IGEOF), contará com a participação de representantes da Associação Brasileira dos Portadores de Câncer (AMUCC) e do Conselho Regional de Farmácia, que vão repassar informações de saúde.  A Central de Oportunidades acontece das 9 às 17 horas.

A iniciativa tem sido um sucesso de público. Nas quatro primeiras edições, cerca de 7 mil pessoas foram atendidas diretamente. É que, na oportunidade, os interessados podem fazer inscrições em cursos gratuitos de qualificação e capacitação profissional viabilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ou serem encaminhados a vagas no mercado de trabalho pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), por exemplo.

Nesta quinta edição, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social do Transporte (SEST)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o IGEOF estarão efetuando inscrições para cursos do Pronatec que serão ministrados por estas entidades.

São eles: Recepcionista, Recepcionista em Serviços de Saúde, Vendedor de Produtos Ópticos, Mecânico de Motocicletas, Eletricista Instalador Predial, Mecânico de Motocicletas, Inglês Básico e Intermediário, Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Garçom, Agente de Informações Turísticas, Camareira em Meios de Hospedagem, Salgadeiro, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista de Eventos, Organizador de Eventos e Organizador de Pessoal.

Balanço das inscrições

Vale destacar que foram feitas em Florianópolis, somente em 2013, 4.476 inscrições em cursos do Pronatec Brasil sem Miséria, voltado aos beneficiários de programas federais de transferência de renda e pessoas inscritas no Cadastro Único, entre outros casos. E outras 281 inscrições em cursos do Pronatec Turismo/Copa, voltados à qualificação dos prestadores de serviços na área do Turismo.

Outros serviços

A Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (AMPE Metropolitana) também estará representada na Central de Oportunidades, para repassar orientações sobre empreendedorismo.

Ainda na ocasião, o SEST/SENAT estará à disposição para medir a pressão arterial e realizar teste de glicemia, ao passo que o Senac vai oferecer massoterapia no período da manhã e corte de cabelo masculino e feminino durante todo o dia.

Quem for até o evento poderá igualmente obter informações ou fazer reclamações relativas a direitos do consumidor junto ao PROCON, além de contar com os serviços do Sine.