22/11/2013 - Comunicação
Central de Oportunidades monta última tenda do ano
Evento apóia o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Diversas atividades acontecem sob a tenda montada diante da Catedral

O último Central de Oportunidades do ano será realizado na próxima segunda-feira (25), em frente à Catedral Metropolitana, no período das 9 às 17 horas. O evento, promovido pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), vai apoiar a campanha de combate à violência contra a mulher, cuja luta é marcada internacionalmente pela data. Em razão disso, a Secretaria da Assistência Social vai distribuir material informativo relativo ao tema.

Após esta sexta edição, o Central de Oportunidades - que vem acontecendo mensalmente - retomará suas atividades somente no final de janeiro de 2014. Os interessados em efetuar pré-matrícula em cursos gratuitos de qualificação e capacitação profissional viabilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que terão novas turmas a partir de fevereiro, poderão fazê-la durante o último Central de Oportunidades do ano.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social do Transporte (SEST)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o IGEOF estarão ofertando cursos do Pronatec que serão ministrados por estas entidades.

São eles: Recepcionista, Recepcionista em Serviços de Saúde, Vendedor de Produtos Ópticos, Mecânico de Motocicletas, Eletricista Instalador Predial, Mecânico de Motocicletas, Inglês Básico e Intermediário, Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Garçom, Agente de Informações Turísticas, Camareira em Meios de Hospedagem, Salgadeiro, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista de Eventos, Organizador de Eventos e Organizador de Pessoal.

Outros serviços

Também na última edição do Central de Oportunidades de 2013 o Sistema Nacional de Emprego (Sine) estará representado a fim de prestar orientações sobre seguro-desemprego e fazer encaminhamentos ao mercado de trabalho. Assim como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis vai estar à disposição dos cidadãos para consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e outras informações.

Da mesma forma, o Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina e o SEST/SENAT vão realizar serviços de saúde, mais precisamente medição de pressão arterial e teste de glicemia, ao passo que o Senac Salão de Beleza vai oferecer serviços de manicure, pedicure e corte de cabelo (masculino e feminino), durante todo o dia.

A Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (AMPE Metropolitana) irá repassar orientações sobre empreendedorismo. Enquanto o PROCON estará disponível para atender reclamações relacionadas a direitos do consumidor.