12/12/2013 - Eventos
Feira do largo da Catedral recebe novas barracas
Todas as feiras de artesanato da cidade serão uniformizadas até janeiro

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Feira do largo da Catedral recebeu 80 barracas

A Prefeitura da Capital entregou na manhã desta quinta-feira (12), por intermédio do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), as primeiras 80 barracas, de um total  de 250, que vão uniformizar as feiras de artesanato da cidade. As tendas – azuis e brancas, de dois por dois metros de área e com os símbolos da Prefeitura e do IGEOF na aba superior – são cedidas aos artesãos em comodato (empréstimo por tempo determinado).

Essas primeiras 80 barracas foram montadas na feira diante da Catedral Metropolitana, recentemente tombada como patrimônio cultural do município. “A partir de 15 de janeiro, todas as demais feiras do Centro e da Beira-mar Norte passarão a usar o novo equipamento”, garantiu o superintendente do Instituto, Everson Mendes.

“Era um contrassenso: tanta coisa bonita embaixo de uma lona tão feia”, comentou o prefeito Cesar Souza Júnior, comparando a nova estrutura às barracas onde, até o dia anterior, era exposto o artesanato. Ele conversou com quase todos os expositores e descobriu que uma delas – Maria de Lourdes Hellmann, que há quatro anos vende jogos de toalhas (banho, rosto e lavabo) pintadas e trabalhadas em rendas – tem produtos comprados por turistas de 23 países, principalmente das Américas e da Europa, e da maioria dos Estados brasileiros.

“Muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem. Essa feira é um dos maiores pontos turísticos da cidade. Várias línguas passam por aqui. E sabem por quê? Porque o que vocês vendem não se encontra em shopping. É muito importante para a cidade o que vocês fazem”, salientou o prefeito.

“Agora ficou mais bonito, virou um cartão de visita da cidade”, comentou Luciano de Bona, presidente da Associação dos Artesãos da Feirarte. “A feira existe há 25 anos e é a primeira vez que a gente tem um efetivo apoio da Prefeitura”, completou. “O visual ficou mais bonito. Vai ficar melhor para os turistas e vai ajudar nas vendas”, avaliou Maria de Lourdes Hellmann. O vereador Tiago Silva, autor da lei que declara o evento como patrimônio cultural de Florianópolis, disse que ela é “a mais bonita do Brasil” e que, com a entrega das novas barracas, “o Natal chegou para a feira”.