12/12/2013 - Oportunidade
Formatura de 2.500 alunos aconteceu na noite de quarta-feira

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito citou exemplo de aluno com mais de 70 anos

Um incentivo à busca por melhores condições de vida e trabalho, representada por um aluno com mais de 70 anos, foi a mensagem que o prefeito Cesar Souza Júnior deixou aos cerca de 2.500 alunos, capacitados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que se formaram na noite desta quarta-feira, em solenidade no Centrosul, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Além do prefeito da Capital, do vice João Amin e o secretário de Assistência Social, Alessandro Abreu, estiveram presentes à cerimônia os prefeitos de Palhoça, Camilo Martins, e de Biguaçu, José Castelo Deschamps; a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, mandou representante.

"O Brasil é um país que está crescendo, Santa Catarina é um Estado que está crescendo, e para isso é preciso ter mão de obra qualificada. Nosso trabalho em conjunto é muito importante nesse sentido. O governo federal oferece e paga as vagas, o governo do Estado faz a mobilização junto às prefeituras e garante que o curso de fato aconteça e chegue para a população que precisa. Santa Catarina é um Estado com bom desempenho e é uma alegria estar aqui para fortalecer ainda mais essa parceria", disse a ministra Tereza Campello.

Para 2014, estão sendo prometidas mais de 5 mil vagas para os mais diversos cursos de qualificação. Entre os mais procurados, estão o de auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computador, pedreiro, costureira, eletricista, vendedor, manicure e pedicure, mecânico de máquina de costura e recepcionista.

Os cursos destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal, são gratuitos e incluem auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal, e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social do município.

A carga horária varia de 160 horas/aula a 350 horas/aula. Podem participar alunos com idade partir de 16 anos. Em Santa Catarina, os cursos são oferecidos por instituições como Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).