16/12/2013 - Social
Ponta do Leal: de palafitas a prédios de apartamentos
Presidente da Caixa Econômica Federal elogiou ações da Prefeitura

foto/divulgação: Petra Mafalda

Comunidade da Ponta do Leal

O prefeito Cesar Souza Júnior e o secretário de Habitação, Rafael Hahne, assinaram na tarde desta segunda-feira (16) a autorização da chamada pública para a contratação de empresa responsável pela construção do segundo empreendimento Minha Casa Minha Vida, faixa 01, em Florianópolis, agora para a comunidade da Ponta do Leal.

Está previsto para o local um conjunto habitacional com 88 apartamentos, com custo total da ordem de R$ 5.632.000,00. Participaram também da solenidade o vice-prefeito e secretário de Obras, João Amin, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, a superintendente da Secretaria de Patrimônio da União, Silvia Beatriz Rizzieri de Luca, João Luiz de Oliveira, o 'Gão', que é presidente da Associação de Moradores da Ponta do Leal, secretários municipais, vereadores, funcionários da Caixa, da Casan, moradores da Vila Aparecida e da Ponta do Leal.

A comunidade da Ponta do Leal está localizada no Balneário do Estreito, numa faixa da praia continental, área que começou a ser ocupada na década de 80. Ao longo dos anos, houve adensamento do local, devido à construção desordenada e precária. A área, que é pública e de preservação ambiental, será totalmente recuperada após a saída das famílias.

A atual comunidade será realocada num terreno que atualmente é de posse parte da União e parte do Município e que está sendo doado ao FAR para que seja viabilizada a construção do novo empreendimento.

O primeiro morador da comunidade, João Geraldo Carvalho, reside no local há 40 anos e falou com alegria sobre o sonho que está sendo realizado. Contou que a primeira ocupação do local foi um rancho de canoa e só depois vieram as moradias populares. "Vários políticos vieram aqui e prometeram muito e nunca fizeram nada e o prefeito Cesar nos deu crédito", disse Geraldo.

As atuais unidades habitacionais são de madeira, pequenas e em alguns locais formam palafitas. O projeto prevê a construção de um conjunto habitacional de 88 apartamentos, com dois dormitórios, cozinha, banheiro, área de serviço, 15 vagas de estacionamento para carros e 30 vagas para motocicletas.

'Gão', presidente da Associação de Moradores, falou da árdua luta nestes dez anos em prol da comunidade. Agradeceu a todos os envolvidos e principalmente aos membros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (CMHIS). "Hoje, é um início de vida nova, teremos muito que aprender, principlamente a morar em apartamento e a respeitar o espaço do próximo", indicou.

Completou ainda o lado humano do prefeito Cesar e que ele veio para cumprir o que prometeu. "Nunca vi um prefeito assim, esta história ficará para as novas gerações."

O presidente da Caixa, Jorge Hereda, elogiou o trabalho que vem sendo feito pela atual administração pública e citou ainda que o programa Minha Casa Minha Vida já entregou mais de 1,4 milhão de unidades habitacionais em todo o país.

Num discurso emocionado e caloroso, o prefeito falou da vitória e da conquista da comunidade: "É a vitória de quem não desistiu, de quem acreditou." Disse ainda que "Florianópolis é uma cidade onde o rico conversa com o pobre e não somos uma cidade de exclusão, somos uma cidade que inclui as centenas de milhares de pessoas que precisam de inclusão", disse.

O prefeito explicou aos presentes sobre os trâmites burocráticos e informou aos moradores sobre a construção de uma creche próximo ao conjunto habitacional.

Após a solenidade o prefeito convidou aos presentes para conhecerem de perto a realidade dos moradores da Ponta do Leal.