Secretaria Executiva de Comunicação Social

18/12/2013 - Comunicação
Em um ano, rede da Prefeitura terá fibra ótica
Florianópolis terá todas as unidades municipais ligadas em alta velocidade

foto/divulgação: Petra Mafalda

Ato marcou o início dos serviços de implantação da rede

Florianópolis será a primeira cidade do País a ter todas as unidades da Prefeitura interligadas por cabos de fibra ótica, a exemplo das cidades inteligentes do Japão e do Reino Unido. “Vamos fazer este projeto andar”, determinou o prefeito Cesar Souza Júnior, no ato que marcou o início dos serviços de implantação da rede pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). 

A previsão é de que a integração de todas as 298 unidades da Prefeitura, por meio de cerca de 200 quilômetros de fibra ótica, aconteça no prazo de um ano.

A medida foi garantida através de contrato firmado entre a Prefeitura e o CIASC no dia 6 de novembro, sendo que órgão foi escolhido para executar o serviço por questões de segurança e custos, além de ser empresa pública local. Vai beneficiar diretamente 121 unidades educacionais, 70 unidades de saúde, 30 unidades da área da Assistência Social e 19 praças da cidade, entre outras. 

Elas passarão a dispor de 100 megabits/segundo de velocidade de internet, de modo que não correrão mais riscos de terem seus trabalhos interrompidos por causa de queda do sistema de comunicação - o que implicará no aumento da qualidade dos serviços prestados à população. Além disso, será possível realizar monitoramento preventivo das unidades.

A instalação de cada unidade à rede de fibra ótica, englobando equipamentos e licenciamentos, entre outros, custará aos cofres municipais R$ 16.700,00, mais um custo mensal de utilização da internet e serviços de R$ 980,00. 

Ato

Do ato, ocorrido na tarde desta quarta-feira (18) no gabinete do prefeito, participaram, além de Cesar Júnior, o Secretário Adjunto da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jefferson Rafael da Fonseca; o Diretor do Governo Eletrônico da Secretaria da Casa Civil, Nei Luiz da Silva Júnior, e o presidente do CIASC, João Rufino de Sales, além de toda a diretoria do órgão.


galeria de imagens