06/03/2014 - Segurança
Possível onda de sequestros suscita encontro
Embora possa ser apenas boato, prefeito acha que a precaução se justifica

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Reunião serviu para promover integração

Em virtude de notícias que estão circulando pelas redes sociais, alardeando a existência de uma espécie de surto de sequestros de crianças na porta de escolas, o prefeito Cesar Souza Júnior convocou reunião com os setores de segurança, do Município e do Estado, para estabelecer a veracidade do quadro e discutir parâmetros que possam garantir a segurança das crianças.

O primeiro ponto do encontro foi constatar que a informação que circula pela internet é, em princípio, exagerada: dos sete casos noticiados, apenas um – ocorrido na manhã desta quinta-feira (6), no Rio Vermelho – é verdadeiro; um segundo caso, que teria acontecido na semana passada, no Ribeirão da Ilha, está envolto em contradições.

Caso os outros incidentes tenham efetivamente acontecido, não há registro oficial. Ou seja, a polícia não foi oficialmente comunicada.

“Quando se trata de crianças, nenhuma precaução é exagerada”, disse o prefeito, justificando o mote da reunião. Ele defendeu que os pais sejam instados a comunicar qualquer suspeita à polícia, além de redobrar o cuidado na entrega e retirada dos filhos na escola ou creche, “ainda que não queiramos gerar pânico”. “Na dúvida, avise a polícia”, completou o tenente=coronel Araújo Gomes, comandante do 4º Batalhão da PM.

Cesar Souza Júnior acrescentou que a reunião serviu principalmente para promover a integração entre os órgãos de segurança – a PM e a Guarda Municipal de Florianópolis mantêm rondas escolares regularmente – para uma ação rápida no caso de uma suspeita se concretizar. Ele anunciou a instalação de câmeras de segurança em toda a rede municipal, cuja licitação já está em fase de análise de documentação, e o estabelecimento de linhas diretas das escolas/creches com os órgãos de segurança.

Além de Araújo Gomes, participaram da reunião com o prefeito o delegado Ilson Silva, diretor da Polícia Civil da Grande Florianópolis, o secretário municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Raffael de Bona Dutra, o subdiretor da Guarda Municipal de Florianópolis, Rogério Martarello, a secretária municipal adjunta de Educação, Maria José da Costa Brandão, e o secretário municipal de Assistência Social, Alessandro Abreu.