24/07/2014 - Meio Ambiente
Preservação ambiental é prioridade para Prefeitura
Atual administração já fiscalizou ligação de esgoto em mais de três mil imóveis na Lagoa

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Mais de 3 mil ligações foram vistoriadas

Desde o primeiro dia de trabalho, a atual administração municipal vem demonstrando, através de ações práticas, sua grande preocupação com a questão ambiental em Florianópolis como um todo e, em especial, na Ilha de Santa Catarina.

A Lagoa da Conceição, que, assim como outras regiões, sofreu com o crescimento desordenado nas últimas décadas, tem recebido atenção especial. O novo Plano Diretor, por exemplo, restringiu as construções e também reduziu o gabarito de toda a região da Lagoa.

Atualmente, o limite das construções é de dois andares – o antigo Plano Direto permitia construções de até quatro pavimentos, o dobro. Com a entrada em vigor do novo ordenamento, residências, um hotel e um resort projetados para serem construídos próximo da orla, em áreas ambientalmente frágeis, foram vetados pela administração.

Além disso, a emissão de novos alvarás está obedecendo critérios ainda mais rígidos que os anteriormente adotados. Com o novo Plano Diretor, a Costa da Lagoa foi transformada em Área Residencial Cultural (ARC), atendendo às especificidades daquela localidade e reparando uma demanda que vinha de décadas.

As áreas de preservação cresceram bastante, passando a abarcar também os aspectos paisagísticos. Ao longo da orla e em todas as áreas que passaram a ser classificadas como Áreas de Preservação Permanente (APP), ficou estabelecido que uma comissão examinará individualmente os casos, precavendo-se com as situações urbanas consolidadas, áreas de interesse social, patrimônio cultural, estruturas de lazer e turismo, ou desmembramentos e projetos previamente aprovados.

Um dos objetivos da atual administração é fazer de Florianópolis a capital com maior área de preservação ambiental do país.

Inspeção na rede de esgoto é inédita

Outra iniciativa importante – e inédita, frise-se – foi o lançamento do programa “Se Liga na Rede”, que desde o dia 10 de outubro de 2013 vem inspecionando ligações de esgoto em diversos bairros, entre eles a Lagoa da Conceição e a Costa da Lagoa, regiões que contam com rede coletora de esgoto.

Até esta quarta-feira, as equipes do Se Liga na Rede já haviam visitado 3.660 imóveis residenciais e comerciais na Lagoa e na Costa. Em cerca de 30% dos imóveis, foram constatadas inadequações nas ligações de esgoto. Todos os proprietários já foram notificados a regularizarem a situação.

Além da Lagoa e da Costa, as equipes do Se Liga na Rede já fiscalizaram imóveis na Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Ingleses e Barra da Lagoa. Ao todo, 11.959 imóveis já foram visitados pela fiscalização. O trabalho será estendido para toda a cidade.