18/08/2014 - Trânsito
PMF minimiza impacto de obras no Continente
Administração municipal solicita compreensão por parte da população

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeitura e CDL debatem reflexos de obras viárias

Quatro das 10 obras de requalificação de vias de intenso fluxo de veículos previstas para o Continente, num investimento aproximado de R$ 25 milhões, já foram iniciadas e estão sendo executadas de modo a causar o menor transtorno possível para o trânsito local.

Prova disso é que as melhorias vêm sendo realizadas fora dos horários de pico ou no período noturno. Os impactos das obras junto à população foram discutidos na tarde desta segunda-feira (18) entre o prefeito Cesar Souza Junior, a Secretaria de Obras e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

De acordo com o engenheiro responsável pelas obras da Rua Fúlvio Aducci, no Estreito, Gilberto Campos Lobo e Silva, por orientação da Guarda Municipal, o trânsito da via não foi desviado para a Beira-Mar Continental.

E na audiência com o prefeito, o próprio representante da empresa contratada para realizar a obra deixou claro que esse desvio não aceleraria o ritmo dos serviços nesta fase. Decidiu-se, então, que apenas na fase dos reparos profundos, algumas quadras da via serão interrompidas, com o trânsito desviado para a Beira-Mar Continental.
O gestor de negócios da CDL Florianópolis, Hélio da Silva Leite Júnior, deixou claro que a insatisfação de alguns lojistas da Rua Fúlvio Aducci, e da Rua Coronel Pedro Demoro, igualmente em obras, não representam a posição da entidade.

“São obras extremamente importantes para a Região. A CDL está muito feliz. Toda obra causa transtorno”, reforçou o dirigente, defendendo apenas que os comerciantes sejam melhor informados sobre o que será feito em termos de obras viárias em seus bairros.
Além da nova capa asfáltica,  toda canalização de drenagem está sendo refeita, além do alargamento dos passeios.

Obras em andamento

Ainda segundo o engenheiro responsável pelas obras nas ruas 14 de Julho, Fúlvio Aducci e Coronel Pedro Demoro, com vistas a dar maior vazão ao fluxo de veículos, os trabalhos de revitalização do pavimento acontecem em meia-pista, alternando-se os lados, entre 8h30 e 9 hs, e 17 hs. Mas ele admite que, em razão das melhorias que estão sendo feitas pela Prefeitura, o tráfego tem estado mais lento.

Neste sentido, a administração municipal solicita compreensão por parte da população e que passem pelas vias somente se elas forem realmente o destino.

Em um mês e meio, foram executadas 30% das obras da Rua Fúlvio Aducci. Já à repavimentação da Rua 14 de Julho, na qual inicia a Rua Fúlvio Aducci, está pronta, faltando apenas obras complementares. A previsão é a de que as obras nestas vias e na Rua Coronel Pedro Demoro sejam concluídas até meados de novembro, dependendo das condições climáticas.

A outra via com obras em andamento também fica no Estreito: é a Avenida Marinheiro Max Schramm. Os serviços, ali, tem sido “tocados” à noite, também em meia-pista, mas como a movimentação de veículos é menor neste período, não chegam a alterar o “ritmo” de quem circula motorizado pela rua.

Extensão

As 10 vias em processo de requalificação no Continente são as ruas 14 de Julho, Fúlvio Aducci, Coronel Pedro Demoro, no sentido Ilha-Continente, e a Avenida Marinheiro Max Schramm e as ruas Liberato Bittencourt e General Eurico Gaspar Dutra, no sentido inverso, no Estreito; a Rua Santos Saraiva e a Avenida Ivo Silveira, que abrangem os bairros Estreito e Capoeiras; a Avenida Engenheiro Max de Souza, em Coqueiros, e a Rua Desembargador Pedro Silva, no Itaguaçu.

Tratam-se de obras de repavimentação asfáltica, padronização dos passeios públicos (calçadas), sinalização vertical e horizontal, e melhorias na drenagem (onde verificarem-se necessárias) em toda a extensão das vias, bastante aguardadas. Afinal, a última intervenção desta intensidade ocorreu há mais de 10 anos.

Coqueiros

Na próxima semana, técnicos da Prefeitura se reúnem com comerciantes da região do Bairro de Coqueiros, cujas principais vias também serão totalmente requalificadas. O objetivo é minimizar ao máximo os impactos no comércio.