Secretaria Executiva de Comunicação Social

23/09/2014 - Social
Prefeito e ministra visitam parque e obras no Maciço
Ideli Salvatti foi conhecer projetos de infraestrutura e construção de casas modulares

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Ideli conversa com dona Nina, a moradora mais antiga

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e o prefeito Cesar Souza Junior vistoriaram na tarde desta segunda-feira (22) as obras realizadas pela Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região do Maciço do Morro da Cruz.

 

A primeira parada aconteceu na comunidade do Mont Serrat, onde a ministra pôde conhecer as obras de infraestrutura que foram executadas na rua General Vieira da Rosa. A rua passou por um alargamento da via, troca do sistema de drenagem antigo, que estava danificado, e repavimentação total de toda sua extensão.

 

De lá, a comitiva foi para o Parque do Maciço do Morro da Cruz, que foi urbanizado e teve seu entorno - cerca de 60% de toda sua área - preservado permanentemente. A ministra elogiou a beleza do parque e disse que pretende trazer seu neto para visitá-lo.

 

"Eu ainda não conhecia. Daqui, posso contemplar a bela vista da cidade de Florianópolis", disse a ministra, que estava acompanhada do vereador licenciado Tiago Silva.

 

Ainda durante a tarde, a ministra foi conhecer de perto o ponto onde será implantado a estação do teleférico, no alto da Caeira.

 

A última visita da comitiva aconteceu na comunidade da Nova Descoberta, onde está sendo criado um novo bairro, com todas as obras de infraestrutura e com a construção de novas unidades residenciais, tanto modulares, quanto de alvenaria. Na comunidade, a ministra conheceu o projeto inovador da construção de unidades modulares, projeto este que está sendo executado pela Secretaria de Habitação. Foi apresentada a dona Marina da Silva Pinheiro, a dona Nina, de 72 anos, a mais antiga moradora do bairro e uma das beneficiadas pelo projeto.

 

Sem esconder a emoção, dona Nina - que tem nove filhos, 28 netos e 16 bisnetos -  lembrou das dificuldades que enfrentou durante mais de 25 anos, vivendo em uma residência precária, de madeira e chão batido: “O banheiro ficava na rua. Para ir tomar banho, eu saía com uma toalha na cabeça. Em dias de vento, parecia que a casa ia desabar. A gente ficava sempre com muito medo. Sem falar nas goteiras pela casa toda, em dias de chuva”, recordou. "Hoje, eu moro no paraíso.”

 

Infraestrutura

"Todas as comunidades do Maciço passam por obras de infraestrutura. É a maior intervenção já feita na história dessas comunidades", destacou o prefeito, enaltecendo a parceria dos governos federal e estadual.

 

O secretário municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, que acompanhou a vistoria, lembrou ainda das obras que acontecem em todas as comunidades do Maciço e principalmente na da Nova Descoberta, onde também serão construídas 50 casas de alvenaria.

 

Entre as obras que se desenvolvem no Maciço, destaque para a construção de outras unidades modulares; muro de contenção de risco na comunidade da Mariquinha; obras de infraestrutura, drenagem, pavimentação, terraplanagem e revitalização em várias ruas do Maciço; a retificação de um canal de drenagem e a construção de um muro de contenção de risco no Morro do Horácio e a construção de 12 muros de contenção de risco e a abertura de uma via pública na comunidade da Penitenciária.


galeria de imagens