06/11/2014 - Patrimônio
Busto de Antonieta de Barros é entregue à Alesc
Prefeitura doa obra, que será instalada na praça XV

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Prefeito em exercício e Marilu Lima, coordenadora do PAB

O prefeito em exercício Tiago Silva prestou homenagem a Antonieta de Barros, a primeira deputada negra do país, na noite desta quarta-feira (5), ao oficializar a entrega de um busto da ex-parlamentar à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Tiago aproveitou ato em comemoração aos 10 anos do Programa Antonieta de Barros (PAB), que oportuniza estágios no Poder Legislativo a jovens em situação de vulnerabilidade social, para entregar a escultura em bronze em mãos.

A confecção do busto foi requerida pelo próprio Tiago Silva, na condição de vereador, junto ao prefeito Cesar Souza Junior, no ano passado. “Hoje a cidade faz grande gesto, grande homenagem, a esta mulher que deixou grande legado não só como professora, na educação, mas na política. Quis o destino que eu entregasse o busto como prefeito”, declarou Tiago.

A escultura será colocada na Praça XV de Novembro, assim como os bustos do poeta Cruz e Sousa, do pintor Victor Meirelles e dos jornalistas José Boiteux e Jerônimo Coelho, que também fizeram história no Estado. Os bustos masculinos haviam sido furtados, mas foram refeitos, e já retornaram ao local.  A escultura em homenagem a Antonieta de Barros foi feita pelo escultor Sérgio Coriolo, o mesmo que fez a de Victor Meirelles, com base em fotos e desenhos de época.

O superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Dácio Medeiros, ressaltou por sua vez que, com o busto, “estamos recuperando parte da história e da cultura da cidade”.

Antonieta de Barros

Nascida em Florianópolis em 11 de julho de 1901, Antonieta de Barros também foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no ano de 1935.

Educadora e jornalista, começou a trabalhar na imprensa ainda na década de 1920, criando e dirigindo em Florianópolis o jornal A Semana, mantido até 1927. Na mesma década, ainda na Capital, dirigiu o periódico Vida Ilhoa.

Como educadora, fundou o Curso Antonieta de Barros, que dirigiu até a sua morte, em 1952, além de ter lecionado em outros três colégios.

Na política, filiou-se, na década de 1930, ao Partido Liberal Catarinense. Foi eleita deputada para a legislatura 1935-1938, fez parte da Assembleia Constituinte de 1935 e ocupou a 1ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia, em 1937.

Como deputada estadual, notabilizou-se pela defesa da educação pública e gratuita, e de reivindicações feministas, e pela instauração do debate racial no espaço institucional.