06/11/2014 - Eventos
Empreendedor no Bairro começa na Lagoa da Conceição
Evento orienta novos empreendimentos e empresas que querem legalizar-se

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Programa terá cinco eventos nos bairros

Teve início nesta quinta-feira (6) a segunda edição do Projeto Empreendedor no Bairro, realização da Prefeitura de Florianópolis - através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES) - com apoio do Sebrae. O primeiro dos cinco eventos previstos  para o programa aconteceu na praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição.

Das 13h30 às 17 horas, os interessados foram atendidos por representantes da Associação das Micro Empresas da Grande Florianópolis (AMPE), da Receita Federal, de Educação Fiscal, da Vigilância Sanitária, do Banco Empreendedor/Juro Zero, dos Bombeiros, da Junta Comercial, do INSS, do Sebrae e da Prefeitura (Pró-Cidadão).

Este é o segundo ano consecutivo do projeto, com a novidade da passagem pelo bairro Ingleses. "Em 2013, passamos pelo Estreito. Desta vez, escolhemos Ingleses, onde existe maior demanda de empreendedorismo, especialmente em virtude da temporada de Versão", informou Milton Nelson Coelho, diretor da área de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria.

"A ideia é formalizar as empresas, pois cerca de 80% delas são ilegais na Grande Florianópolis. A expectativa é boa, a estrutura está melhor, e só no primeiro dia tivemos bem mais visitas do que no primeiro dia de 2013. Outra mudança foi o dia de atendimento:, antes, era aos sábados, e agora é durante a semana, a pedido da comunidade. Também continuamos com os mesmos parceiros envolvidos com o empreendedorismo na cidade."

A média de idade dos empreendedores é superior a 30 anos, alguns estão começando do zero, outros querem reformar o local de trabalho, e todos conversam com o Sebrae e se empolgam. Ionara Rodrigues da Silva Moraes, de 39 anos, por exemplo, teve a ideia de abrir uma lavanderia e tomou a iniciativa de ir até o Empreendedor no Bairro para buscar informações.

O secretário adjunto da SMCTDES, Alcides de Ataide, disse que o próprio prefeito Cesar Souza Junior está concentrando esforços para diminuir a burocracia para a legalização das empresas. "A ideia é diminuir os 120 dias de espera para acertar os documentos do empreendedor que quer abrir uma empresa para apenas sete", afirmou.

"Infelizmente, ainda dependemos de vários sistemas de gestão para autorizar esse plano, que já é possível em cidades como Jaraguá do Sul."

Próximos locais de atendimento:

Fazenda do Rio Tavares - Centro Comunitário - 13/11 - 13:30 às 17h

Ingleses - Estacionamento do Angeloni - 20/11 - 13:30 às 17h