25/11/2014 - Eventos
Pioneirismo de Florianópolis foi citado na revista inglesa Food Control

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Na Semana Santa, análise do bacalhau

A experiência pioneira da Secretaria de Pesca e Maricultura e do Procon de Florianópolis em utilizar a análise molecular do pescado para descobrir eventuais fraudes no comércio de peixes nobres foi destaque na manhã desta terça-feira (25) na conferência “Cenário da fraude em pescado no Brasil”, que aconteceu em Belo Horizonte. Os resultados da ação desenvolvida na Capital foram apresentados pelo coordenador do projeto, Tiago Bolan Frigo, ex-secretário adjunto de Pesca e Maricultura e atual superintendente adjunto do Instituto de Geração de Oportunidades (Igeof), e pelo diretor do Procon de Florianópolis, Gabriel Meurer.

O trabalho ocorreu no primeiro semestre deste ano, quando a Prefeitura realizou a operação “DNA do Pescado”, cujos resultados foram documentados em artigo publicado na revista científica inglesa “Food Control”, de renome internacional. A partir da análise de moléculas dos peixes, chegou-se à conclusão que 24% das 30 amostras coletadas em supermercados, peixarias e restaurantes apresentavam fraudes. Elas correspondem, na maioria dos casos, à venda de espécies de qualidade inferior à anunciada e/ou incompatíveis com a normatização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“A conferência foi muito boa, as entidades mais importantes da área de maricultura e direito do consumidor do Brasil estavam lá para ouvir a palestra. Todos adoraram, querem fazer em outras cidades, e elogiaram muito a ousadia do prefeito de Florianópolis em ter bancado este projeto pioneiro no país. Semana que vem todos os Procon brasileiros vão se reunir em Brasília para expandir a pesquisa sobre a fraude no pescado, e um dos membros está apresentando a proposta na Espanha neste momento. A ideia realmente é que o programa cresça cada vez mais”, disse Frigo.

Para Gabriel Meurer, "a conferência foi extremamente importante e mostrou, além da parte teórica, a parte prática e como os orgãos de defesa do consumidor poderão atuar durante esta operação". Meurer acredita que este foi um começo e que tem tudo para se fortalecer durante a reunião do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor na próxima semana, onde irá representar o Procon de Florianópolis.