14/02/2015 - Comunicação
Prefeito vistoria pontos atingidos por enxurrada
Programação de Carnaval está mantida, mas poderá sofrer alterações em caso de chuvas fortes

foto/divulgação: João Cavallazzi

Prefeito acompanha trabalho na SC-401

O prefeito Cesar Souza Junior realizou na manhã deste sábado uma vistoria nos principais pontos da cidade atingidos pela forte enxurrada que caiu durante a noite desta sexta e madrugada de sábado. Alguns bairros da cidade registraram alagamentos e pequenos deslizamentos de terra.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Rafael De Bona, até as 13h deste sábado a Defesa Civil municipal não havia registrado vítimas ou desabrigados em função da chuva. No caso considerado mais grave, três residências tiveram a estrutura comprometida no Bairro Monte Cristo.

Cerca de 100 pessoas, entre funcionários da Secretaria de Obras, intendências, Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão e Secretaria de Assistência Social trabalham desde o início da madrugada nas áreas atingidas.

Na SC-401, um deslizamento de terra na altura da Diretoria de Bem Estar Animal exigiu o fechamento da via para retirada do barro que chegou às pistas. O trabalho durou menos de meia hora, não causando grandes transtornos ao tráfego.

De acordo com o prefeito, neste momento as ações da administração municipal estão concentradas nos estragos que causem ameaça à integridade física ou à segurança da população. Num segundo momento, destacou Cesar Souza Junior, o trabalho será ampliado para todos os pontos que sofreram qualquer tipo de dano.

Pela manhã, equipes da Secretaria de Obras atuavam com hidrojato no Norte e Sul da Ilha, a vim de desobstruir a tubulação pluvial e dar vazão a água represada em diversas ruas. Na região de Sambaqui também houve pequenos deslizamentos de terra, sem atingir residências ou bloquear completamente vias.

Prevenção no Maciço

Cabe destacar que nenhuma caso grave foi registrado no Maciço do Morro da Cruz, região que historicamente sempre concentrou o maior número de ocorrências em enxurradas, como deslizamentos e até mesmo quedas de residências, por exemplo.

Em todo o Maciço, o maior dano foi causado na pavimentação da rua principal da comunidade do Morro do Horácio, que foi danificada pela força das águas. Desde o início da manhã uma equipe da prefeitura já trabalhava no local.

“Desde 2013 a prefeitura investiu mais de R$ 20 milhões em obras de prevenção, como muros de contenção e drenagem, justamente para possibilitar que as famílias que moram nas encostas possam viver em segurança. Esse trabalha ainda não terminou e é uma das prioridades da nossa administração”, sublinhou Cesar Souza Junior.

Carnaval

A prefeitura informa que a programação de sábado de Carnaval está mantida e poderá sofrer alteração em caso de chuva forte.