14/03/2015 - Eventos
Prefeitura no Bairro mostra eficácia outra vez
Pelo menos três problemas urgentes já foram encaminhados para solução na 45ª edição do projeto

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Algemiro Bruchez mereceu atenção especial

A 45ª edição do Prefeitura no Bairro, realizada neste sábado (14) na Serrinha, comprovou mais uma vez a importância da proximidade entre a população e a administração municipal: pelo menos três encaminhamentos para questões de urgência foram acelerados, porque as pessoas com capacidade de decisão estavam mais perto do problema do que se estivessem no gabinete, e por isso tiveram mais capacidade para sentir a necessidade de urgência de uma solução.

Duas dessas urgências estiveram nas mãos do coronel José Cordeiro Neto, secretário adjunto de Segurança e Defesa do Cidadão: a primeira foi a perigosa erosão de uma vala que conduz a água servida dos moradores da Servidão dos Lageanos e ameaça tragar as casas à sua margem.

“Quando chove, a gente sente a água rugir na vala e ficamos esperando tudo desabar em cima da gente”, disse Algemiro Bruchez, morador que vive na parte baixa da servidão – e portanto seria o principal atingido em caso de desmoronamento das casas acima da sua – e que foi pedir ajuda ao prefeito.

“Do jeito que está não pode ficar”, atestou o coronel Neto ao visitar o local. Ele prometeu uma vistoria urgente por parte da Defesa Civil municipal para avaliar o risco e, conforme o caso, encaminhar a solução para a  Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental.

A pedido do prefeito, o secretário adjunto de Segurança foi avaliar também a demanda da moradora Marlene Silva Reis. Ela reclamou que o muro de contenção diante de sua casa – na rua Marcus Aurélio Homem – estava cedendo e, além disso, pediu a colocação de um guard rail sobre o muro de contenção, após a recomposição da estrutura. O coronel Neto avaliou que a parede apresentava realmente sinais de exaustão e prometeu para esta semana a visita da equipe da Defesa Civil.

A terceira situação foi resolvida pelo próprio prefeito Cesar Souza Junior, quando duas mães de alunos da Escola Desdobrada José Jacinto Cardoso, na rua Marcus Aurélio Homem, reinvindicaram a colocação de um redutor de velocidade diante do colégio municipal, alegando que recentemente ali aconteceu um atropelamento fatal. O prefeito indicou que a situação será resolvida durante esta semana.

Também veio da José Jacinto Cardoso a maior comitiva que se apresentou diante do prefeito: um grupo de alunos e professores foi pedir a ampliação da unidade educacional, portando cartazes de cartolina com os dizeres ‘Precisamos de um refeitório maior’; ‘Precisamos de uma biblioteca maior’; ‘Queremos uma quadra coberta e maior’; ‘Precisamos de salas mais amplas’; ‘Temos poucos bebedouros’; ‘Queremos laboratório de ciências’; ‘Universalização do ensino fundamental – 1º ao 9º ano’.

Apesar da boa vontade em encaminhar o pedido, porém, o secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, disse que uma eventual ampliação da escola esbarra num problema: dependeria da compra do terreno ao lado da José Jacinto Cardoso, que pertence a uma construtora.

Os moradores da Serrinha também pediram a amplicação do serviço de coleta seletiva de resíduos, mas, segundo o diretor de Operações da Comcap, Marius Bragnati, as ruas estreitas do bairro dificultam a passagem dos caminhões coletores. Bragnati informou, contudo, que a Serrinha está incluída no programa que vai instalar 790 novas lixeiras no Maciço do Morro da Cruz.

Evento

O Prefeitura no Bairro da Serrinha aconteceu na quadra de esportes da Casa São José, uma ONG de atuação social. O encontro entre a comunidade local e o colegiado municipal foi precedido por uma apresentação de capoeira das crianças alunas de mestre Adão.

“Atenderemos até o último cidadão”, garantiu o prefeito Cesar Souza Junior. “Quem quiser ter a liberdade de falar diretamente comigo, será recebido, mas toda a Prefeitura está aqui para ouvir a comunidade, seus anseios, suas reivindicações”, completou, pouco antes de sentar-se e atender pelo menos duas dezenas de pessoas.