23/03/2015 - Eventos
Obras pela cidade marcam festejos de 289 anos
Ordens de serviço foram assinadas durante evento no Parque de Coqueiros

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito com a filha no colo, na hora do Parabéns...

Os 289 anos de Florianópolis comemorados nesta segunda-feira (23) ganharam mais que um apagar de velinhas e um corte de bolo. A festa de aniversário, realizada no Parque de Coqueiros, com atrações desde às 9 horas, foi marcada pela assinatura de ordens de serviço para importantes obras na cidade. Os serviços começam já nesta terça-feira (24).

Entre os presentes que a Capital ganhou, está o início da adequação do terminal desativado do Jardim Atlântico, transformando-o em um novo Mercado Público do Continente. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões e irá dar uma vida nova ao bairro e à região continental da cidade.

Outra importante obra é a completa revitalização da avenida Ivo Silveira, que corta importantes bairros do Continente e é um dos principais corredores de ônibus da região.

Nela, serão investidos R$ 8,4 milhões. O projeto prevê a repavimentação asfáltica de toda a via, drenagem, calçada compartilhada com ciclovia, implantação de faixa preferencial para o transporte público, sinalização horizontal e vertical e melhoria na iluminação pública, com instalação de lâmpadas de LED. A obra tem prazo de 180 dias para ser entregue.

Na Ilha, duas obras esperadas há muitos anos serão iniciadas. Uma delas é a revitalização da praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, com área de 6.400 m². Lá, serão executados a limpeza do terreno, terraplenagem, drenagem, a substituição do pavimento e manutenção do sistema de iluminação, dos equipamentos e do mobiliário.

Sul da Ilha

O Campeche, no Sul da Ilha, também ganhou uma importante obra nesta data. A ordem de serviço é para a drenagem e pavimentação da servidão Coruja Dourada, uma via de cerca de 1,3 mil metros que liga a rua Francisco Vieira ao Jardim Castanheira. Os moradores estiveram no corte do bolo para agradecer ao prefeito pelo início das obras.

“Esperávamos por esta obra há 25 anos. Hoje ela é de chão batido, o prefeito prometeu pavimentá-la e estamos felizes pela atitude dele de não esquecer disso, agradecemos muito”, diz o presidente da Associação de Moradores das Areias do Morro das Pedras, Zébio Correa.

Prefeito agradece

Com muitas obras já em andamento e mais estas que foram assinadas no aniversário de Florianópolis, o prefeito Cesar Souza Junior agradeceu pelo engajamento de todo seu secretariado e dos vereadores que apoiaram projetos fundamentais para o bom andamento das melhorias.

“Nossa cidade, além de maravilhosa para se viver, ganhou três importantes prêmios que nos deixam orgulhosos. É a cidade com a melhor educação básica e melhor atendimento nas unidades de saúde do país e foi eleita a melhor para se criar os filhos. Tudo isso ela já é, nosso trabalho é para melhorar cada dia mais estes índices. Agradeço a todos aqueles que nos ajudam nesse processo, é para cidade que trabalhamos dia após dia”, enfatiza o prefeito.

Corte do bolo

O tradicional corte do bolo, de 2,89 metros, reuniu autoridades e frequentadores do Parque de Coqueiros em um dia com atrações das 9 às 16 horas. Muitas crianças participaram.

Entre as atrações, estão apresentações artísticas, serviços, brinquedos e homenagens às pessoas que fizeram a diferença no Continente no ano que passou.

Para o dia 23, o prefeito também irá inaugurar a primeira trilha ecológica acessível da cidade. O ato ocorre no Parque do Córrego Grande, às 15 horas.

As obras

• Revitalização da praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição;
  • Adequação do terminal desativado do Jardim Atlântico em Mercado Público do Continente;
  • Drenagem e pavimentação da servidão Coruja Dourada, no Campeche;
  • Restauração e adequação da avenida Ivo Silveira, no Continente.