31/03/2015 - Comunicação
Em Brasília, prefeito busca liberar obra de elevado
Encontro com Iphan está marcado para às 15 horas desta terça-feira

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Desapropriações no local começaram no ano passado

Se depender do empenho da Prefeitura de Florianópolis, as obras do elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha, começam nas próximas semanas. Nesta terça-feira (31), o prefeito viaja a Brasília, onde irá buscar do Iphan a liberação para iniciar os serviços.

Não fosse pela notificação do órgão, que impediu o início das obras por causa da possibilidade de um sambaqui no local (cemitério indígena), os serviços teriam começado no aniversário da cidade, comemorado dia 23 de março.

O novo elevado irá diminuir as filas no Sul da Ilha e acabar com um dos principais gargalos no trânsito da região. Ele terá 220 metros de extensão entre a SC-405 e a rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que liga o Rio Tavares à Lagoa da Conceição. No entorno do elevado, serão construídas ciclovias e calçadas em todos os trechos.

“É uma obra de extrema importância para a cidade. Contratamos um arqueólogo, que irá acompanhar todo o processo, podemos começar e paralelamente descobrir se há realmente um sambaqui no local. Estou indo com a esperança de haja bom senso por parte do Iphan”, afirmou o prefeito.

O investimento no elevado é de R$ 7 milhões e o prazo para entrega é de 18 meses.