24/04/2015 - Consumidor
Gasolina a R$ 2,99: PMF vê se acordo é respeitado
Os estabelecimentos notificados devem vender o combustível mais barato até 0h de domingo

foto/divulgação: Mauro Vaz / PMF

Prefeitura vistoria se postos cumprem acordo

A Secretaria de Defesa do Consumidor vai verificar neste sábado (25) se os postos de combustível que se comprometeram a vender a gasolina mais barata estão cumprindo o ajuste de conduta. O próprio prefeito Cesar Souza Junior deve acompanhar o secretário Tiago Silva e sua equipe de fiscalização para verificar se os 28 postos estão cumprindo a medida compensatória que os livrará do pagamento de multa.

Os postos comprometeram-se a vender a gasolina a R$ 2,99 desde a 0h de sábado até a 0h de domingo, como forma de compensar os proprietários de veículos pelo aumento abusivo que aplicaram ao preço da gasolina, após autorização do Governo Federal.

Os 28 postos em Florianópolis (confira listagem abaixo) foram notificados por aplicarem a seus preços aumentos superiores aos R$ 0,22 autorizados pelo Governo Federal - reajuste que por vezes chegou quase ao triplo. Para evitarem a multa por isso, fizeram acordo com a Secretaria de Defesa do Consumidor para compensar seus clientes com a gasolina ao preço cobrado antes do aumento.

A identificação do valor abusivo só foi possível depois de um intenso trabalho de fiscalização que mapeou os postos da cidade.

Após a notificação da Prefeitura, houve uma redução média de 9% no litro do combustível em todos os postos. Em alguns casos, a redução no preço foi além e atingiu 17% a menos do que era cobrado antes da fiscalização.

“É o nosso trabalho evitar preços abusivos na cidade, não somente em relação ao preço da gasolina, mas também nos demais serviços”, afirmou o secretário Tiago Silva.

Confira os postos onde vale o acordo

Posto Lua Nova Ltda. (Estreito)
Posto Galo Ltda. (Lagoa da Conceição)
Posto Galo Ltda. (Estreito)
Posto Guerreiro (Canasvieiras)
Posto Raio de Sol Ltda. (Ingleses)
Posto Raio de Sol Ltda. (Sto Antônio)
Posto Rita Maria (Centro)
Posto Sulcar (Ingleses)
Posto Sulcar (Pantanal)
Posto Macedo (Canasvieiras)}
Santinho comércio de Combustível Ltda. (Santinho)
Floripetro comércio de Combustível Ltda. (Coqueiros)
RZR comércio de Combustível Ltda. (Trevo do Erasmo)
Auto Posto Polibrava Ltda. (Cachoeira do Bom Jesus)
Auto Posto Balneário (Estreito)
Auto Posto dos Açores (Santo Antônio de Lisboa)
Almeida & Filhos Ltda. - Auto Posto Almeida (Coqueiros)
Auto Posto Nienkotter Ltda. (Coqueiros)
Eco Posto Rio Tavares Ltda.
Posto de combustível Canasjure Ltda.
Auto Posto Novo Campeche Ltda.
RZR comércio de Combustível Ltda. (Campeche)
Posto de Combustíveis Helix (Saco Grande)
Auto Posto Cavalheiro Ltda. (Ribeirão da Ilha)
Auto Posto Ingleses Ltda.
Posto Camarão (Costeira do Pirajubaé)
Posto Sulcar (Pantanal)
Posto Galo (Centro)