29/04/2015 - Segurança
Segurança na escola com apenas um toque
Projeto Escola Mais Segura, lançado nesta quarta-feira, leva vigilância 24 horas a todas as unidades

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Com apenas um toque, diretores acionam vigilantes

Com apenas um toque na tela do smartphone a diretora da creche Almirante Lucas Alexandre Boiteux, no Centro de Florianópolis, consegue articular todo um sistema de segurança para a unidade. A inovação foi lançada na manhã desta quarta-feira (29), com a p´resença do prefeito Cesar Souza Junior e do secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, e está presente em toda rede de ensino.

A partir de agora, com o projeto Escola Mais Segura, as 113 unidades municipais passam a ser monitoradas por 628 câmeras, 1.098 sensores de alarmes e vigilância 24 horas. Em qualquer caso de risco à segurança das crianças, os professores acionam os agentes com apenas um toque na tela do celular.

A iniciativa é resultado de um contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa Khronos Segurança Privada.

“Estamos nos antecipando, não deixando algo de ruim acontecer para depois agir. Nossa maior preocupação é com a segurança das crianças, dos pais e professores. Agora, acionando o botão do pânico no smartphone, que foi entregue aos diretores, em cinco minutos o vigilante chega até a creche, e, com a articulação entre a empresa, Guarda Municipal e Polícia Militar, toda a rede está segura”, afirmou o prefeito.

Máxima cobertura

Para garantir cobertura total das unidades, a cidade foi dividida por regiões -Norte, Centro/Continente, Leste e Sul - cada uma com uma equipe de atendimento imediato. A quantidade de sensores e câmeras depende do tamanho de cada unidade.

O Secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, informou que um equipamento instalado numa escola de Coqueiros, já conseguiu evitar um furto.

“É um serviço que queremos utilizar o mínimo possível, afinal, quanto mais tranquila estiver nossa cidade, melhor; no entanto, quando precisar, o atendimento será imediato”, diz.

Pais mais tranquilos

Priscila Machado Vieira, é mãe de Arthur Inacio, 4 anos, e costuma acompanhar toda a rotina do menino na creche. Agora, sabendo que tudo está sendo monitorado, o coração vai para casa menos apertado.

“Não tem nem como explicar essa sensação de saber que nossos filhos estão muito bem cuidados e seguros, iniciativa maravilhosa”, disse.