04/05/2015 - Habitação
O fim das palafitas na Ponta do Leal
O projeto do Programa Minha Casa Minha Vida tem prazo até fevereiro de 2016 para ficar pronto

foto/divulgação: Mauro Vaz / PMF

Obras na Ponta do Leal seguem no prazo

As obras dos quatro blocos que compõem o conjunto habitacional que vai abrigar os moradores da Ponta do Leal, como parte do projeto Minha Casa Minha Vida, ficam prontas dentro do prazo, em fevereiro do próximo ano. Moradora há 15 anos de uma das palafitas que serão demolidas depois da conclusão dos apartamentos, Valcenir de Fátima Batista está ansiosa para conhecer o novo lar em que vai morar a partir do primeiro semestre do próximo ano: no lugar da pequena e frágil casa de madeira em que mora hoje, sem qualquer estrutura de saneamento e que sofre com a maré alta, as ondas e o vento, um apartamento com 58 m² e muito mais segurança para ela, o marido e os cinco filhos - dois deles já casados e também habitantes da precariedade do local.

“Já me vi em situações perigosas morando aqui. Minha casa quase pegou fogo no ano passado e metade dela desabou há pouco tempo com a força dos ventos. Todos os dias, vivemos na expectativa de que algo ruim possa acontecer aos nossos familiares e amigos”, desabafou.

Dona Valcenir e a família irão para o novo lar em março do próximo ano. Os quatro blocos, com 88 apartamentos ao total, irão acolher não só ela e os familiares, mas todos que hoje moram na Ponta do Leal e estão com a segurança em risco. Os moradores serão relocados para um terreno com área de 4.135,67m², bem próximo, doado pela União e pelo Município ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para que fosse viabilizada a construção do empreendimento.

O projeto do Programa Minha Casa Minha Vida – que tem prazo estipulado pela Caixa Econômica Federal para ficar pronto até fevereiro de 2016 – prevê apartamentos com sala, cozinha, área de serviço, sacada e banheiro. O condomínio terá ainda um playground, 15 vagas de estacionamento para carros e 30 para motocicletas.

Segundo o engenheiro responsável da obra, João Carlos Schultz, os dois primeiros blocos estão em uma fase adiantada. “No bloco A e B, já estão sendo colocados o contrapiso, reboco interno, esgoto e água fria”, disse. Devido a uma grande pedra encontrada no terreno, retirada em fevereiro, os blocos C e D estão na parte de alvenaria estrutural e serão levantados juntos.

“Estou aliviada, pois vou poder finalmente ver meus filhos crescendo em um local seguro. Essa oportunidade veio na hora certa”, declarou a moradora Valcenir.