26/05/2015 - Obras
Comunidade pesqueira do João Paulo terá trapiche
Prefeito esteve nos ranchos e anunciou a contratação do projeto executivo

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito e secretários de Obras e da Pesca visitaram a comunidade

Os cerca de 100 pescadores da região do João Paulo, no Norte da Ilha, já podem pescar mais aliviados. Em visita, na manhã desta terça-feira (26), o prefeito Cesar Souza Junior anunciou que a praia irá receber um trapiche e que o projeto executivo começará a ser desenhado nos próximos dias.

Esta é a primeira vez, em pelo menos 20 anos de reivindicação pela estrutura, que será realizado um projeto executivo para a construção de um trapiche na baía. De acordo com o prefeito, a empresa contratada deve procurar os pescadores na próxima semana. Todos serão ouvidos sobre as necessidades que ele atenderá, como localização exata e extensão.

A intenção da Prefeitura é ter o projeto em mãos daqui a 60 dias. Depois disso, vem a fase mais burocrática da obra.

“Nossa maior luta nesse caso será com os licenciamentos. O projeto precisa de aprovação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), da Marinha e da Fatma. Passada esta fase, conseguiremos entregar a obra com rapidez”, garantiu o prefeito.

Uma baía rica em pescado

Às margens da baía trabalham cerca de uma centena de pescadores, 86 deles fazem parte da Associação dos Pescadores do João Paulo. Segundo o presidente Silvani Ferreira, a baía fornece todo tipo de peixe e camarão. Ele mostra com orgulho o rancho cheio de corvinas, papa-terra e robalo.

“Pescamos cerca de duas toneladas por semana, é a fonte de renda de muita gente por aqui. O trapiche vai ajudar e muito em nossa rotina, já que quando a maré está baixa fica difícil voltar para o rancho”, conta.

A expectativa é de que o trapiche tenha 200 metros e que atenda não somente aos pescadores, mas os moradores do entorno e turistas.

“Se vencermos a parte burocrática, que é a aprovação das licenças, conseguimos começar a obra ainda este ano”, previu o prefeito.