Secretaria Executiva de Comunicação Social

16/06/2015 - Comunicação
Prefeito vai tentar manter verbas para a mobilidade
Além disso, Cesar Souza Junior vai defender PEC que extingue áreas de marinha

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito vai reencontrar-se com o ministro Kassab

O prefeito Cesar Souza Junior vai a Brasília nesta quarta-feira (17) em busca de recursos para mobilidade urbana e em defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extingue os chamados terrenos de marinha.

 

A agenda começa às 9 horas, com reunião com os prefeitos de todas as capitais. No encontro, será alinhavada uma pauta a ser encaminhada aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Uma das pautas em comum é a que busca impedir que a União repasse encargos aos municípios sem garantir contrapartidas, a exemplo do que aconteceu recentemente com o envio de imigrantes haitianos e senegaleses do Estado do Acre para diversas cidades do país.

Às 11 horas, os prefeitos das capitais serão recebidos pelos presidentes das duas Casas legislativas. Na reunião, o prefeito de Florianópolis vai defender também a priorização da tramitação do PEC que extingue terras de marinha, assim como sairá em defesa de compensação à desoneração da folha do transporte coletivo, a fim de evitar reajuste no valor da passagem.

Tarde

 

Às 14 horas, Cesar Souza Junior tem agenda na Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O prefeito pleiteará o aval do governo federal para novo empréstimo ofertado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desta vez, os recursos são para investimentos na área de mobilidade urbana, no valor de R$ 400 milhões.

Os recursos serão investidos em obras como o prolongamento da Beira-mar Continental até o município de São José, além de melhorias do transporte coletivo.

Ainda durante a tarde, às 16 horas, o prefeito terá audiência com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para tratar dos recursos relativos a obras de mobilidade urbana, através do Programa Aceleração do Crescimento (PAC), que não serão contingenciados.

Na oportunidade, o prefeito vai buscar preservar projetos significativos para Florianópolis: a duplicação da rodovia Admar Gonzaga, o reordenamento do sistema de trânsito e a a criação dos binários dos Ingleses e da Trindade.