17/06/2015 - Governo
Pacto federativo: votação dos projetos até setembro
Compromisso foi firmado pelos presidentes da Câmara e do Senado diante dos prefeitos das capitais

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito ia tentar garantir verbas do PAC

O prefeito Cesar Souza Junior informou no início da tarde desta quarta-feira (17) que os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros – ambos do PMDB – comprometeram-se a colocar em pauta, até setembro, todos os projetos pendentes no Congresso que tenham relação com o pacto federativo. O compromisso foi firmado durante reunião que Cunha e Renan mantiveram com os prefeitos de todas as capitais no final da manhã, em Brasília.

Entre esses projetos, estão o que garante a contrapartida da União a cada repasse de encargos aos municípios por ordem ou com aval do governo federal – como o que aconteceu recentemente, com o encaminhamento de haitianos e senegaleses a Florianópolis, o município tendo de arcar sozinho com o abrigo e o encaminhamento dos imigrantes – e o que garante “a reversão urgente” da medida que derrubou a desoneração da folha de pagamento das empresas de transportes de passageiros. “Caso não haja essa reversão, isso vai impactar diretamente no custo do transporte coletivo, provocando um aumento de tarifa que pode chegar a R$ 0,30”, disse o prefeito.

Além de assuntos relativos à distribuição de recursos e repasses financeiros, Cesar Souza Junior conseguiu incluir no pacote, com o aval dos demais prefeitos, a votação da PEC que trata da extinção dos chamados terrenos de marinha. Enquanto a extinção não vem, o Município está, por via judicial, questionando os critérios utilizados pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para demarcar as áreas de marinha na Capital.

Na parte da tarde, Cesar Souza Junior teria agenda às 14 horas na Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para pleitear o aval do governo federal em novo empréstimo ofertado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Desta vez, os recursos, da ordem de R$ 400 milhões, seriam destinados a investimentos na área de mobilidade urbana e devem ser utilizados em melhorias no transporte público e em obras como a do prolongamento da Beira-mar Continental.

Às 16 horas, o prefeito teria audiência com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para tratar dos recursos relativos a obras de mobilidade urbana, através do Programa Aceleração do Crescimento (PAC), que não serão contingenciados. “Vamos fazer pressão para as verbas que já haviam sido liberadas antes do corte de investimentos, ou pelo menos para contingenciar o menos possível”, afirmou Cesar Souza Junior.