20/06/2015 - Eventos
50º Prefeitura no Bairro esquenta o Rio Tavares
Em edição especial, evento reuniu diversas atrações em paralelo ao atendimento à população

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Evento aconteceu perto da UPA Sul

Atrações, doação de cinco mil agasalhos e muito calor humano.

A um dia do início do inverno, o que pautou o Prefeitura no Bairro desta manhã de sábado (20), no Rio Tavares (Sul da Ilha), foi o calor. Em sua 50ª edição, o evento foi motivo de orgulho para o prefeito Cesar Souza Junior: “Para quem achava que o Prefeitura no Bairro ia ser fogo de palha, estamos aqui nesta quinquagésima edição e ainda temos muita lenha para queimar”, comemorou, na abertura do evento, que começou ‘esquentando’ os presentes com um ‘aulão’ de Zumba bem em frente à tenda que abrigaria o prefeito e seu secretariado, diante da Escola Estadual Vereador Oscar Conceição.

Cerca de vinte mulheres suaram a camisa – ou alguma peça de roupa parecida com isso – na aula da professora Nadia Correia, coordenadora do Projeto Movimento com Zumba, que leva a modalidade às comunidades da região, com valores acessíveis aos bolsos.

“A atividade física é muito importante, é preciso ter a consciência de praticar diariamente, que deve ser uma prioridade”, afirmou Nadia, que mantém o projeto também nos bairros da Armação, Campeche, Morro das Pedras e Ribeirão da Ilha.

Aquecidas também ficarão as famílias a quem a Pastoral da Criança do Rio Tavares vai distribuir as quase cinco mil peças de roupas arrecadadas com a campanha do agasalho realizada numa parceria entre a Prefeitura – por meio do IGEOF, da Guarda Municipal e do Pró-Cidadão – o grupo RIC e a Liga das Escolas de Samba (Liesf).

Os agasalhos foram entregues para representantes da Pastoral pela primeira-dama do Município, Francine Mendes Souza. “Muita gente ainda acha que essas carências estão resolvidas, mas não é verdade. Então é importante que cada um faça a sua parte para os que passam frio, e o trabalho da Pastoral é essencial nesse sentido, pois eles chegam onde o poder público não consegue chegar”, disse o prefeito.

Atendimento

Com um pouco de atraso, em virtude do trânsito difícil na SC-405 por causa de um pequeno acidente, o evento começou com o prefeito falando de sua alegria ao ver “o canteiro de obras do elevado do Rio Tavares” e da “conquista” que é a construção da primeira UPA infantil ali mesmo, muito perto de onde estava sendo realizado o Prefeitura no Bairro. “Vamos ter atendimento 24 horas, um outro acesso, exclusivo para as crianças, e consultórios preparados para elas”, ressaltou. Um coral de crianças da Associação Novo Alvorecer, de Vila Aparecida (região continental), cantou o Rancho de Amor à Ilha, abrindo 'oficialmente' os trabalhos.

Durante boa parte do evento, a Orquestra Novo Alvorecer, regida pelo professor André Vieira, desfilou trechos de músicas clássicas nas cordas de seus violinos. E, enquanto, prefeito e seu secretariado atendiam à comunidade local, um Prefeitura no Bairro paralelo disponibilizava piscina de bolinhas, pula-pula e pintura facial às crianças, emprestava livros através do Floripa Letrada, verificava a pressão e aplicava vacinas contra a gripe num trailer da Secretaria Municipal de Saúde, resolvia dúvidas acerca de construções numa banca do CREA, parcelava dívidas do IPTU com o Pró-Cidadão e orientava a população sobre os benefícios sócio-assistenciais com uma assistente social do CRAS do Rio Tavares.

O prefeito atendeu uma hora além do habitual os que o procuraram. Entre eles, Luciane Vieira dos Santos Machado, presidente da Associação Novo Alvorecer, pedia ajuda para resolver um problema na quadra de esportes da quadra da entidade, que existe há 20 anos e atende a cerca de 80 crianças, oferecendo gratuitamente aulas de teatro, canto, dança e música.

Também conversaram com o prefeito os enxadristas Davi Sulzbacher Gonçalves e Christopher de Carvalho, campeões brasileiros sub-16 e sub-18, respectivamente. Acompanhados pelos treinadores Marcelo Pomar e Kaiser Luiz Mafra, eles foram pedir apoio para representarem a cidade nos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados na Colômbia, e no Mundial da Grécia.

“Estamos tentando com a iniciativa privada, mas até agora não houve nenhuma resposta", explicou Pomar ao ser recebido por Cesar Souza Junior. O prefeito comprometeu-se a estudar uma forma de conseguir a ajuda para a viagem dos esportistas.

Por falar em esportes, o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Dilnei Bittencourt, foi o membro do colegiado mais acionado pelo prefeito durante os atendimentos do Prefeitura no Bairro, que envolveram várias vezes a área desportiva. Depois dele, Rafael Hahne, secretário de Obras, ocupou mais vezes a mesa de Cesar Souza Junior até o final do evento, pouco depois das 13 horas.