23/06/2015 - Comunicação
Anúncio foi feito a três dias do Dia Nacional de Combate às Drogas

foto/divulgação: Mauro Vaz

Ildo Rosa e prefeito

O prefeito Cesar Junior comprometeu-se na tarde desta terça-feira (23) - a três dias do Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas e Dia Nacional de Combate às Drogas, 26 de junho - a instalar o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) de Florianópolis. “O momento é muito oportuno para a gente ter esta estrutura”, comentou ele, em audiência, no seu gabinete, com o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen-SC), delegado da Polícia Federal Ildo Rosa.

É que, junto à UPA Continente, que está em vias de ser inaugurada, vai funcionar o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas) de Santa Catarina. Um serviço voltado ao cuidado, atenção integral e continuada a pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

Ildo Rosa veio até o prefeito fazer-lhe apelo neste sentido, bem como buscar unir esforços em favor da execução de políticas públicas de redução de demanda de drogas. “A questão é considerada altamente prioritária no mundo inteiro”, justificou o delegado da Polícia Federal.

Ele, aliás, deixou claro que a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça, dispõe de recursos para a implementação de projetos na área, mas que, para credenciar-se a isso, o Município precisa ter seu COMAD em atividade.

“Vamos fazer um Conselho legal, harmonioso, que some”, garantiu Cesar Junior, que, na oportunidade, incumbiu a secretária da Assistência Social, Sílvia de Luca, de coordenar o processo de instalação do COMAD. O órgão foi criado por lei municipal, mas, na prática, não funciona desde antes da atual gestão.

Ainda na reunião com Ildo Rosa, o prefeito aproveitou para destacar que “o trabalho das equipes de abordagem de rua (que foram ampliadas no atual exercício) está funcionando bem”, assim como a Casa de Acolhimento e Albergue Municipal, inaugurada em agosto do ano passado.

Da audiência, também participaram os conselheiros do Conen-SC, Cid Gomes, que representa os ex-conselheiros, e Fabiana Vieira, representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública, além da secretária executiva do órgão, Nádia Corrêa.